Conhecer os processos de Gestão de Custos ajuda a orçar as despesas da sua empresa. Muitas vezes, negligenciar seus custos de aquisição pune sua empresa com riscos de gastos e possíveis perdas.
É sempre importante avaliar e analisar os gastos de sua empresa para evitar esses gastos desnecessários.
A redução do custo de aquisição não é o fim do processo de aquisição, mas sim o início de uma otimização eficaz dos gastos.
Conhecer o custo de aquisição o ajudará a navegar em sua empresa. Mais importante ainda, abordar os diferentes tipos de custos de aquisição pode ajudá-lo a melhorar sua posição competitiva.
Neste artigo, vamos orientá-lo sobre o que é um custo de aquisição e por que ele é crucial. Além disso, ajudaremos você a entender melhor seus tipos e como gerenciá-los adequadamente.
O que é gestão de custos em compras?
A gestão de custos é o processo de estimar, alocar e controlar os custos do projeto.
O processo de gestão de custos permite que uma empresa preveja despesas futuras para reduzir as chances de exceder o orçamento.
Os custos projetados são calculados durante a fase de planejamento de um projeto e devem ser aprovados antes do início do trabalho.
As despesas são documentadas e monitoradas à medida que o plano do projeto é executado, para que as equipes permaneçam dentro do plano de gestão de custos. Depois que o projeto é concluído, os custos previstos e os custos reais são comparados, fornecendo referências para futuros planos de gestão de custos e orçamentos de projetos.
O que é um custo de aquisição?
O custo de aquisição é um tipo de despesa durante o processo de aquisição.
Normalmente, ele serve como indicador-chave de desempenho de sua empresa. Isso o ajudará a saber se suas práticas de gastos são adequadas para sua empresa.
Além disso, ele pode ajudá-lo a avaliar sua abordagem no que diz respeito à eficiência das aquisições. O custo de aquisição oferece um valor significativo para entender melhor sua empresa.
Com os custos de aquisição, você pode indicar o valor dos recursos e como eles afetam a posição da sua empresa. Além disso, ele pode ajudá-lo a considerar as decisões que você toma quando se trata do crescimento de sua empresa.
Custo de aquisição versus taxa de aquisição
Basicamente, um custo de aquisição é o que você precisa pagar para executar sua aquisição. Por outro lado, uma taxa de aquisição é uma cobrança ou pagamento pelos serviços incorridos no processo de aquisição.
Um custo de aquisição exemplifica a despesa geral por conta da própria aquisição. Uma taxa de aquisição especifica o valor que você precisa pagar por conta dos serviços no processo de aquisição.
Por que o custo de aquisição é importante?
O custo de aquisição permite que você entenda facilmente suas despesas. Com essas informações, você pode avaliar e determinar adequadamente sua lucratividade.
Um custo de aquisição corretamente indicado pode ajudá-lo a tomar decisões informadas, pois o preço permite calcular seus gastos.
Além disso, os custos de aquisição podem ajudá-lo a reconhecer possíveis oportunidades de gastos, sabendo quanto você pode gastar.
Isso também pode ajudá-lo a decidir como você abordará os fornecedores. Muitas vezes, os fornecedores incorporam a redução de custos de aquisição para tornar suas ofertas atraentes.
Por outro lado, as empresas formulam suas estratégias dependendo dos vários custos de aquisição. Isso pode ajudá-las a chegar a negócios ideais, sem comprometer a qualidade de seus bens e serviços adquiridos.
Tipos de custos de aquisição
Conhecer os tipos de custos de aquisição pode ajudá-lo a gerenciar melhor as despesas da sua empresa. A má gestão de custos debilita sua empresa e a deixa em uma situação ruim.
É sempre importante saber o que abordar, para que você saiba como abordá-lo. Os tipos de custos de aquisição são os seguintes:
Custo básico
O custo de um bem ou serviço antes da consideração de um preço e da venda. Ele permite determinar se há lucro ou prejuízo.
Custo de transporte
O custo da operação logística que transfere mercadorias de um lugar para outro. Isso já inclui custos operacionais, fixos e de manutenção.
Custo de compra
O custo de um bem ou serviço de uma fonte externa. Inclui taxas de remessa e manuseio. Exemplos de custos de compra incluem:
- Entrada de dados – Como o próprio nome diz, é a entrada de dados no sistema de gerenciamento da empresa, para garantir a clareza e a precisão dos dados. Muitas vezes, as pessoas lidam com grandes quantidades de informações ao fazer esse trabalho.
- Gerenciamento de arquivos – A organização de arquivos para garantir que os dados estejam acessíveis para uso da empresa. Também envolve a avaliação e a análise dos referidos arquivos, para garantir riscos mínimos.
- Execução de tarefas – A execução de tarefas engloba várias tarefas de trabalho que envolvem a própria compra. O pagamento de mão de obra é obrigatório, pois é ético e estabelece a relação socioeconômica entre uma empresa e um funcionário.
Custo do contrato
O custo envolve a regulamentação do contrato do fornecedor, a aplicação do contrato e até mesmo como parte do próprio contrato. Ele ajuda a estabelecer e garantir contratos da empresa com os fornecedores.
Custo de inventário
O custo do inventário envolve a compra e o gerenciamento do inventário no processo de aquisição. Basicamente, esses custos exigem a aquisição de estoque.
Impostos
Os impostos são custos obrigatórios que uma empresa paga a uma entidade governamental.
Custos fixos e variáveis
Outra distinção importante é a diferença entre custos fixos e variáveis. Essa distinção é necessária para que possamos determinar a diferença entre os custos que não estão relacionados ao processo de produção e que existirão mesmo que não haja receitas, como aluguel e salários administrativos, e os custos que estão relacionados ao tamanho da produção de uma empresa, como matérias-primas, outros materiais e mão de obra (no caso de fabricantes).
Essas classificações são importantes para que o preço de venda possa ser definido da maneira mais precisa possível, levando em conta não apenas os valores diretamente associados aos produtos ou serviços, mas também aqueles necessários à manutenção da própria empresa.
Se essas classificações não forem feitas, os preços podem não ser definidos corretamente e a empresa pode ter dificuldades por estar vendendo seus produtos abaixo do custo.
Gestão de custos eficiente
Para que a gestão de custos seja eficiente, é preciso entender não apenas como os custos se comportam, mas também como usar relatórios e análises distintas para exibir os custos de produtos e serviços por canal de distribuição e cliente.
Isso inclui uma visão dos processos de produção e não-produção envolvidos, o que incluirá uma visão mais ampla dos custos administrativos, cuja importância tem aumentado nos últimos anos.
Também devemos levar em conta os pequenos erros e desvios que podem ocorrer durante o processo de produção e que podem afetar significativamente os valores finais dos produtos e serviços.
Ignorar o custo das áreas de apoio ou usar atribuições de custo simples baseadas puramente em quantidades de produção ou receitas também pode resultar em distorções importantes no cálculo dos custos desses produtos e serviços.