Transforme o processo ESG com Procurement digital

Plataformas de compras e ESG são dois tópicos proeminentes e de alta prioridade na comunidade empresarial em nível global.

O primeiro se concentra na aplicação da tecnologia em toda a cadeia de valor para produzir resultados comerciais mais rápidos, mais inteligentes e mais desejáveis.

O segundo enfatiza o valor mais amplo que se espera que uma empresa crie para seus acionistas a partir de uma perspectiva ambiental, social e de governança.

Essas duas metas podem – e devem – andar de mãos dadas na economia atual.

O que são conceitos de ESG?

Os conceitos de ESG surgiram pela primeira vez em meados de 2005. No entanto, muito antes disso, já havia movimentos visando lidar com os problemas apresentados, como o Protocolo de Kyoto, assinado em 1997.

Desmembrando cada um dos eixos, podemos entender alguns dos principais direcionamentos que cada um deles traz:

  • Ambiental: práticas sustentáveis, como a redução da emissão de poluentes, a adoção de energias renováveis e a garantia da biodiversidade;
  • Social: práticas socialmente responsáveis, como segurança e saúde dos funcionários, apoio à diversidade e às comunidades locais e, mais recentemente, proteção da privacidade dos dados;
  • Governança: gestão eficiente da empresa por meio de políticas anticorrupção, transparência e conformidade com leis e regulamentos.

Hoje em dia, questões urgentes como mudanças climáticas, redução da produção agrícola e interrupção da cadeia de suprimentos colocam em risco as empresas e as comunidades que as atendem.

Por esse motivo, o foco crescente em práticas e programas de ESG está aumentando.

Em uma pesquisa realizada em 2020 pela McKinsey, a maioria dos executivos e profissionais de investimento indicou que os programas de ESG os ajudam a criar e aumentar o valor de curto e longo prazo.

Com as pressões ambientais e econômicas presentes atualmente, as organizações precisam de uma abordagem eficaz e rápida para o consumo e a produção responsáveis.

Algumas ainda estão navegando em seus processos de ESG manualmente, enquanto outras têm usado a tecnologia para aumentar a eficiência.

Por que plataformas de compras são importantes para processos de ESG?

As tecnologias que ajudam a identificar ineficiências podem ajudar as organizações a identificar e quantificar melhor seu impacto ambiental.

Com isso, elas podem identificar as maiores e melhores oportunidades para fazer a diferença.

Elas fazem isso por meio da captura de dados que leva a uma melhor visibilidade da cadeia de suprimentos e, por fim, à otimização do processo.

Elas podem garantir que suas compras alinhem as capacidades de produção atuais com as vendas projetadas, ajudando a reduzir o excesso de produtos e a evitar a escassez.

As tecnologias 4.0 também podem otimizar as rotas de transporte e até mesmo mudar os mixes de produtos para priorizar produtos sustentáveis e apoiar os objetivos de sustentabilidade em toda a empresa.

A tecnologia também simplifica a adoção das melhores práticas em cada processo, melhorando a qualidade dos resultados.

Por exemplo, a aplicação de requisitos relacionados à sustentabilidade, como os Critérios Ambientais Mínimos, a um procedimento é simplificada pelo uso de bibliotecas de requisitos padrão, que podem ser automaticamente associados a licitações em categorias de produtos relevantes.

Além disso, o Procurement digital possibilita a extração simples de informações úteis do grande volume de dados gerenciados, identificando, por exemplo, quais estratégias de licitação foram bem-sucedidas.

Além disso, ele permite a simples extração de informações úteis do grande volume de dados gerenciados, identificando, por exemplo, quais estratégias de licitação obtiveram os melhores resultados do ponto de vista da sustentabilidade.

Porquê investir em Aquisição Sustentável?

A aquisição sustentável é vital para empresas de todos os tamanhos e setores.

Ele ajuda a empresa a melhorar suas finanças e a preparar a organização para o futuro contra uma série de desafios que podem interromper as cadeias de suprimentos, como mencionamos acima.

Isso significa maior flexibilidade para qualquer empresa que esteja tentando reduzir sua pegada de carbono, ajudando a combater as mudanças climáticas.

Os consumidores estão se tornando mais interessados na origem dos itens que compram e no impacto que eles têm no planeta.

Embora a tendência atual em compras seja procurar recursos sustentáveis e renováveis, como bambu ou cânhamo, a inovação será fundamental para ajudar as empresas a atingir as metas de sustentabilidade.

É encorajador que tenha havido progresso nos últimos anos e que muitas organizações tenham começado a buscar opções como a reutilização de produtos, a redução de plásticos de uso único e a diminuição do transporte.

É essencial que todas as organizações considerem como podem trabalhar com parceiros para a proteção ambiental por meio de aquisições, e não apenas os setores tradicionalmente associados a recursos naturais: agricultura, mineração etc.

A aquisição sustentável é um fator essencial na responsabilidade social corporativa (CSR).

Não há como negar que a escassez de alimentos, o aquecimento global e os efeitos que a população tem sobre a Terra podem ser atribuídos principalmente ao setor.

A aquisição sustentável permite que esses setores e organizações liderem a reversão desses danos.

Isso mostra que a organização está ciente dos impactos futuros e os considera ao tomar decisões de compra.

Conclusão

Para implementar um programa bem-sucedido de compras sustentáveis, as organizações precisam fazer malabarismos com um número significativo de bolas ao mesmo tempo.

Elas devem ser capazes de monitorar e controlar mais de perto os fornecedores e funcionários, bem como ter um controle mais rígido dos preços e produzir melhores informações gerenciais.

As empresas também precisam ter os mecanismos orçamentários adequados para facilitar e promover a aquisição sustentável.

Por fim, as organizações que pretendem realizar compras sustentáveis devem garantir o emprego de recursos adequadamente qualificados e apoiá-los com a infraestrutura e as ferramentas técnicas necessárias.

Nesse contexto, o uso de plataformas e compras é transformador, visto que ela entregam todas as automações necessárias para esse monitoramento.

Quer saber mais? Dá uma olhada na plataforma GoBuyer!