ERP significa Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais). Os sistemas ERP são compostos de ferramentas poderosas e estratégicas de gerenciamento de processos de negócios que podem ser usadas para gerenciar informações dentro de uma organização.
Embora cada empresa e organização que opera hoje difira, todas elas enfrentam um desafio comum: para se manterem competitivas no ambiente empresarial atual, é preciso uma maneira confiável e eficiente para armazenar e acessar informações.
É aí que entram em jogo os sistemas ERP: eles integram todas as facetas de uma empresa em um sistema de informação abrangente que pode ser acessado por indivíduos em toda uma organização.
Com um software ERP eficaz, os proprietários e líderes empresariais podem automatizar e agilizar as tediosas tarefas técnicas, ajudar os funcionários a se tornarem mais produtivos e bem-sucedidos em suas funções e obter visibilidade em tempo real do funcionamento interno de suas operações.
Evolução do ERP & Tendências atuais
O termo “ERP” ou “Enterprise Resource Planning” foi originalmente cunhado pelo analista da indústria, The Gartner Group, nos anos 90.
Ele evoluiu do MRP, um termo que já era conhecido nos negócios naquela época.
MRP significa Planejamento de Requisitos de Materiais (Manufacturing Resource Planning).
Estes sistemas foram criados nos anos 60, quando as empresas baseadas na fabricação estavam procurando maneiras de melhorar a eficiência e a tomada de decisões para os gerentes de linha de produção.
Em seus primeiros dias de existência, os ERPs concentraram-se em organizar os dados e racionalizar os processos relacionados às áreas de back-office, tais como gestão de estoque, atendimento, compras, recursos humanos, contabilidade, TI, fabricação, planejamento e programação, e outras áreas relacionadas.
Hoje, os sistemas ERP se integram em todas as áreas e funções de uma organização.
Eles têm o objetivo principal de ajudar líderes e gerentes a compreender melhor todas as partes móveis de suas operações, identificar oportunidades e tomar decisões mais informadas que terão um impacto no sucesso futuro e na viabilidade de seus negócios.
O que é um sistema ERP atualmente?
Um sistema ERP é composto de aplicações e ferramentas que ajudam todas as áreas de seu negócio a se comunicarem entre si de forma mais eficaz.
Eles integram todas as facetas de uma empresa em um sistema de informação abrangente.
Os funcionários em planejamento e programação, por exemplo, têm acesso aos mesmos dados que o pessoal de gestão financeira para suas necessidades específicas.
Todos os dados estão disponíveis em tempo real, o que permite que os funcionários tomem decisões comerciais mais rápidas e informadas.
Com sistemas ERP, todas as funções vitais do negócio – estimativa, produção, finanças, recursos humanos, marketing, vendas, compras – compartilham uma fonte central de informações atualizadas.
Esses sistemas simplificam a coleta, o armazenamento e o uso dos dados de sua organização.
O sistema ERP correto pode ajudá-lo a coletar e armazenar dados em um local centralizado a partir de áreas como, por exemplo:
- Finanças e Contabilidade
- Gerenciamento do relacionamento com o cliente
- Gestão de Facilities
- Gestão de Estoques
- Gerenciamento da cadeia de fornecimento
Como saber quando escolher um sistema ERP?
À medida que uma empresa cresce, também cresce sua quantidade de dados gerados – e fontes de dados a serem rastreadas.
Gerenciar todas essas informações através de múltiplas plataformas torna-se caro, demorado e propenso a má administração.
Aqui estão alguns dos indicativos de que a sua empresa pode estar em necessidade de um sistema ERP:
Você usa muitos softwares diferentes para processos diferentes
Pense realmente em como seus funcionários acessam, armazenam e recuperam dados.
Seu departamento de contabilidade utiliza um tipo de software para contas a receber e outro para pedidos de vendas? O processo de tradução de um pedido para uma venda é longo e árduo? O software usado para rastrear o estoque não é o mesmo usado para rastrear as remessas?
A utilização de vários sistemas e processos causa estragos na eficiência de uma organização.
O que deve ser um processo inteiramente digital tem que ser retirado e inserido manualmente em outra plataforma, apenas para ser transferido de volta para o digital.
Os sistemas ERP consolida os numerosos programas de software que você está usando, reduzindo a possibilidade de erro e racionalizando a ordem e a eficiência em seus departamentos.
Você não tem acesso fácil a informações importantes
Como líder empresarial, existem certos KPIs que você precisa conhecer – margens, pedidos por dia, tempo necessário para preencher pedidos, níveis de estoque, etc.
Conforme os negócios crescem e o ritmo aumenta, os funcionários de toda a sua organização precisam ter acesso a informações-chave para tomar decisões com base em dados.
O software ERP oferece aos executivos uma visão geral das operações comerciais com dados de fácil acesso de qualquer lugar.
Da mesma forma, os funcionários também têm acesso às informações de que precisam para fazer seu trabalho de forma eficaz.
A contabilidade demora muito tempo
Normalmente, o primeiro sinal perceptível de que uma empresa precisa de um sistema ERP virá de seu departamento de contabilidade.
As faturas e pedidos de venda em papel levam horas para serem inseridos manualmente nos múltiplos sistemas de contabilidade e vendas que o departamento está usando, deixando espaço para erros e ocupando um tempo valioso de seu pessoal.
O mesmo vale para relatórios financeiros – se sua equipe está demorando muito para consolidar ou reconciliar informações financeiras em vários sistemas e múltiplas planilhas, eles estão perdendo seu tempo.
Um software ERP reúne todas as informações financeiras em um único banco de dados, de modo que seu departamento de contabilidade não terá que gastar tempo cruzando informações ou reconciliando manualmente os dados.
Como escolher a solução certa
Se você está procurando sua primeira solução ERP ou procurando atualização a partir de um sistema existente, o processo de avaliação, seleção e implementação é uma decisão estratégica de longo prazo para sua organização.
A GoBuyer impulsiona o crescimento dos negócios. Fornecemos uma plataforma de compras planejada para a indústria, com integrações em torno das necessidades de nossos clientes e outros sistemas que possam estar sendo utilizados.
Com um profundo entendimento de sua indústria, as soluções GoBuyer estimulam o crescimento enquanto gerenciam a complexidade.
Se você tem interesse em saber como plataformas de compras podem se unir aos sistemas ERP, é só assinar nossa newsletter ou acessar o sistema clicando aqui!