Cortar caminho nos negócios raramente é uma boa ideia, mas tentar encontrar o melhor acordo possível é uma das formas mais eficazes de gerar lucros.
Isto é especialmente verdadeiro para empresas que dependem de fornecedores e entregadores para ajudá-las a atingir as metas de produção.
De fato, é padrão que os proprietários de empresas façam pesquisas prolongadas ao escolher um fornecedor ou distribuidor para sua empresa.
A comparação de compras pode reduzir os custos e ajudar a educar os proprietários sobre suas várias opções.
Entretanto, antes de decidir sobre um distribuidor ou fornecedor, é importante entender a diferença entre os tipos de sourcing.
O que é Sourcing?
O Sourcing em compras é um processo de avaliação, seleção e gerenciamento de fornecedores para adquirir os bens e serviços desejados deles.
Como o nome sugere, o sourcing se concentra na criação de fontes através das quais uma organização pode obter seus suprimentos.
Assim, ela permite a aquisição e ajuda a garantir a disponibilidade dos bens e serviços necessários para uma empresa.
O fornecimento eficaz garante qualidade e custo-benefício de fabricação e também mantém o controle dos níveis de estoque e custos gerais.
O sourcing é um aspecto importante de seu planejamento estratégico de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) – feito corretamente, melhora a eficiência e diminui o risco em sua cadeia de suprimentos.
Outro termo que você ouvirá muito quando adquirir produtos de fornecedores é sourcing estratégico.
Sourcing estratégico refere-se à adoção de várias estratégias e modelos de sourcing para minimizar os riscos e custos enquanto aumenta o valor da compra.
O papel da Seleção Estratégica nos negócios
O sourcing estratégico é crucial para o desenvolvimento de uma empresa. Ele permite negociar o melhor preço e qualidade da compra e, assim, influencia diretamente a margem de lucro e o lucro líquido da empresa.
Além disso, a equipe de sourcing ajuda a garantir que os fornecedores escolhidos mantenham um alto nível de desempenho.
Uma vez que os fornecedores potenciais passam por um extenso processo de verificação, a equipe de sourcing pode escolher os fornecedores mais confiáveis e qualificados.
A seleção de fornecedores adequados é essencial, pois quanto mais se desce na cadeia de fornecimento, mais difícil será detectar e corrigir erros.
Além disso, especialistas em sourcing garantem que se os fornecedores primários enfrentarem problemas e não puderem cumprir os requisitos do contrato, os fornecedores alternativos podem substituir os principais.
Isto, por sua vez, ajuda a mitigar o risco com fornecedor e evitar a interrupção da cadeia de abastecimento.
Assim, o sourcing inicia a cadeia de fornecimento e garante sua estabilidade e resiliência a longo prazo.
Do que se trata o Single Sourcing?
O Single Sourcing ocorre quando uma empresa escolhe um fornecedor para fornecer todos os seus produtos, materiais, peças e componentes, mesmo quando existem outros fornecedores que podem fornecer as mesmas mercadorias.
As empresas costumam utilizar Single Sourcing porque ele pode reduzir custos.
O fornecimento único também pode ser o resultado de um processo de licitação ou cotação.
Sob estas circunstâncias, uma empresa pode analisar vários fornecedores como candidatos e depois decidir por um.
A alta gerência frequentemente decide se deve usar Single Sourcing com base em se oferece à empresa uma vantagem estratégica.
Para tomar uma decisão eficaz, estes profissionais podem procurar aconselhamento dos gerentes internos de compras, orçamento e fornecimento.
O Single Sourcing também é uma estratégia que uma marca pode utilizar se contratar uma empresa para realizar serviços específicos.
E Sole Sourcing? O que é?
O Sole Sourcing, entretanto, refere-se àquelas compras em que há apenas um fornecedor que fornece o produto.
Normalmente são produtos únicos que você não pode encontrar em nenhum lugar, mas apenas através de um fornecedor/fabricante.
Embora estes termos possam parecer sinônimos, a realidade é que Sole Sourcing é distinto de Single Sourcing de uma forma específica.
Com Single Sourcing, os gerentes da cadeia de abastecimento selecionam um fornecedor individual a partir de uma seleção de lances. Eles avaliam todas as opções no mercado e escolhem uma fonte exclusiva.
Caso as coisas não funcionem com o fornecedor escolhido, há outros lugares a serem escolhidos como Single Sourcing.
Por outro lado, o Sole Sourcing é a única opção de uma empresa para uma determinada peça ou produto.
Isto significa que o fornecedor é o único capaz de fornecer esse item, pelo menos sem custos substanciais e barreiras operacionais.
Aqui estão algumas situações em que a fonte única se torna necessária:
- Os fornecedores possuem uma patente, desenho ou fórmula em particular.
- Nenhum outro fornecedor pode fornecer o produto.
- Os sistemas esotéricos e o software tornam uma troca muito cara.
- Os fabricantes estão profundamente integrados a uma cadeia de fornecimento.
- Os regulamentos da indústria limitam as opções de fornecedores.
Conclusão
Ter um quadro completo de todos os custos em todos os níveis ajudará a determinar a rentabilidade.
Sem um fornecimento adequado e uma compreensão de como isso afeta o resultado final, uma empresa não pode ser bem sucedida e competir efetivamente em um mercado global.
Um excelente e estratégico processo de sourcing é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Ainda assim, mais do que isso, a implementação da automação no processo de sourcing trará imensos benefícios.
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