Um dos principais aspectos de uma empresa que garante seu bom funcionamento é o relacionamento que seus compradores e fornecedores compartilham.
A lealdade e a confiabilidade na rede podem ajudar a criar melhor valor e tornar as cadeias de suprimentos mais resistentes a mudanças e circunstâncias imprevistas.
Mas o alinhamento com os fornecedores pode ser difícil – continue lendo para saber como alinhar seus fornecedores e suas metas internas.
O que é alinhamento de fornecedores?
O alinhamento no gerenciamento da cadeia de suprimentos é a coordenação de todos os processos que levam os parceiros e as partes interessadas da cadeia de suprimentos a terem uma meta comum, a trabalharem para os mesmos objetivos e a agirem de forma coordenada.
Devido às complexidades das cadeias de suprimentos, é ainda mais crucial sincronizar a arquitetura da cadeia de suprimentos para garantir que todos os esforços apoiem a estratégia e levem a empresa a atingir suas metas e objetivos.
Pesquisas demonstraram que o alinhamento influencia o desempenho organizacional. O alinhamento funciona quando várias equipes bem lubrificadas trabalham juntas para atingir o mesmo objetivo.
Se uma empresa não tiver sua cadeia de suprimentos alinhada, seus negócios sofrerão interrupções que podem levar a um resultado ruim de fabricação e fornecimento de matérias-primas, resultando, por fim, em ineficiências, custos adicionais e insatisfação do cliente.
Áreas importantes de foco com fornecedores
Há duas áreas principais em que o alinhamento se concentrará: a estratégia corporativa e a estratégia da cadeia de suprimentos.
A estratégia corporativa é o princípio geral de liderança dos objetivos de uma empresa. Toda empresa precisa de uma estratégia corporativa para saber para que opera, como constrói suas vantagens competitivas e o que deseja alcançar. Se a estratégia corporativa não estiver clara, as camadas subjacentes acharão difícil tentar atingir uma meta coesa e se concentrar em direções diferentes.
Uma estratégia de cadeia de suprimentos permitirá que uma empresa obtenha os suprimentos necessários para suas operações e forneça o desempenho exigido. Se cada parte interessada maximizar seus interesses, suas decisões otimizadas poderão causar atrasos na entrega e estoques excessivos em outra parte da cadeia de suprimentos. Portanto, é fundamental garantir o alinhamento entre todas as partes interessadas envolvidas em todos os departamentos e empresas envolvidos.
Estabelecendo as bases para uma comunicação bem-sucedida com os fornecedores
Boas habilidades de comunicação são universalmente elogiadas como uma das chaves para o sucesso em quase todas as áreas.
Levante a mão se você já viu “boas habilidades de comunicação” em uma descrição de cargo ou ouviu “vamos manter as linhas de comunicação abertas”.
Mas será que essa frase perdeu o significado como outros clichês cansados?
Esperamos que não, pois sua capacidade de se comunicar de forma eficaz com seus fornecedores tem um impacto direto nos níveis de atendimento ao cliente, nos seus resultados financeiros e na reputação da marca.
A falta de comunicação pode resultar em prazos perdidos, entregas fora do prazo, aumento dos custos de transporte, escassez e clientes irritados.
Além disso, uma boa comunicação com o fornecedor é uma das maneiras mais eficazes de gerenciar a escassez contínua da cadeia de suprimentos.
Noções básicas de alinhamento de fornecedores
A estratégia da cadeia de suprimentos refere-se à estrutura pela qual uma empresa pode operar em sua cadeia de suprimentos de modo que seu ambiente e fatores de influência ajudem a atingir as metas do negócio e a garantir o crescimento geral e a satisfação do cliente
Comunique expectativas claras
Expectativas pouco claras levam à frustração e à perda de metas. Ser claro desde o início com seus fornecedores pode garantir que ambas as partes estejam na mesma página antes do início do compromisso. Mas não é aí que a comunicação deve parar.
A comunicação regular com seus fornecedores permite que eles corrijam o curso quando necessário sem prejudicar o relacionamento. Isso permite que eles entendam o que é importante para sua empresa em tempos de mudança para dar suporte à sua empresa de forma ágil.
Sem comunicação regular, ambas as partes ficam com suposições sobre o que a outra está esperando ou vai realizar em um determinado período de tempo. Essas suposições podem levar a projetos ou compromissos fracassados. Comunique suposições, expectativas e requisitos regularmente para reduzir o atrito no relacionamento e melhorar o alinhamento.
Alinhamento da visão
Ao procurar parceiros na cadeia de suprimentos, busque fornecedores que estejam alinhados com a visão de sua empresa. Se ambas as empresas estiverem buscando um objetivo semelhante, será mais fácil trabalhar em conjunto, mesmo em tempos difíceis.
A parceria com fornecedores que não estejam alinhados com a visão de sua empresa pode causar desconfiança no relacionamento se o fornecedor começar a fazer escolhas que entrem em conflito com sua visão.
Por exemplo, se o foco de sua empresa for o impacto ambiental e um fornecedor não estiver alinhado com essa visão, ele poderá fazer escolhas que se alinhem ao modelo de negócios dele, o que poderia, inadvertidamente, fazer com que a integridade de sua organização fosse questionada.
Ao trabalhar com fornecedores que se alinham à visão de sua empresa, esse risco é reduzido e ambas as partes podem trabalhar juntas para resolver o objetivo comum.
Aproveite os dados para impulsionar o comportamento
Medir as coisas certas para sua empresa ajudará a gerar expectativas claras. Definir medidas de desempenho antecipadamente e analisá-las regularmente com o fornecedor não só melhora a comunicação, mas também pode concentrar a conversa no que é importante para sua empresa.
Durante as revisões de desempenho, aproveite os dados coletados para orientar a sua comunicação. Isso pode permitir uma discussão direta e baseada em fatos sobre a adesão às expectativas que foram alinhadas previamente.
Esse tipo de abordagem leva a conversas objetivas que podem manter os relacionamentos intactos, mesmo quando conversas difíceis são necessárias.
Aproveitamento da tecnologia
Aproveitar a tecnologia para criar alinhamento em seus relacionamentos com fornecedores pode melhorar os processos diários de envolvimento com eles.
Embora existam muitas opções, como comércio eletrônico, sistemas de gestão de contratos, sistemas de gestão de relacionamento com fornecedores ou recursos aprimorados por meio de automação, análise preditiva, IA e aprendizado de máquina ou blockchain, tudo depende do que faz sentido para a sua empresa e para o seu relacionamento com os fornecedores.
O aproveitamento da tecnologia pode capacitar as equipes a atingir metas e fornecer soluções melhores do que as que eram consideradas possíveis. Aplique os aspectos da tecnologia que podem ajudar sua empresa a prosperar, trabalhando em conjunto com sua base de fornecedores para tornar a visão de sua empresa uma realidade.
Os benefícios do alinhamento de fornecedores
Um dos principais benefícios do alinhamento de fornecedores é que ele pode ajudar a acelerar o processo de transformação de um material em um produto vendável, aumentando a eficiência.
Além disso, o alinhamento de fornecedores pode garantir que fornecedores, consumidores e vendedores estejam na mesma página em relação aos objetivos e à satisfação do cliente, sejam eles relacionados à qualidade, sustentabilidade, prazos ou outros.
Normalmente, o alinhamento de fornecedores pode ajudar os fornecedores a ver por que eles são importantes para a empresa e suas operações, além de atuar como motivadores para que os fornecedores otimizem seus processos e, em última análise, beneficiem toda a cadeia.
Além disso, um alinhamento claro do fornecedor ajuda a esclarecer todas as responsabilidades e deveres de cada fornecedor e a manter a comunicação clara, além de criar uma estrutura clara de valores e expectativas dentro da qual os relacionamentos com os fornecedores devem ser gerenciados.
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