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Quais as diferenças entre Logística e Supply Chain?

Cadeias de fornecimento globais são essenciais para o comércio mundial, e a logística subjacente envolvida no envio, recebimento, movimentação e armazenamento de mercadorias é central para esse sucesso.

Não é surpresa que os termos “cadeia de abastecimento” e “logística” tenham se confundido e sejam muitas vezes confundidos entre si.

Apesar de alguns indivíduos e organizações utilizarem as palavras de forma intercambiável, existem muitas diferenças importantes entre as funções, capacidades, entradas e saídas de cada um.

A compreensão do papel que cada um desempenha pode ajudar as empresas a fazer melhorias operacionais, melhorar o atendimento ao cliente e construir uma vantagem competitiva.

Nesse artigo vamos analisar os detalhes de ambas as funções e explicar as principais diferenças entre a logística e a cadeia de fornecimento.

Qual é a relação entre a Supply Chain e a Logística?

A maioria dos não-profissionais usa “logística” quando falam sobre como fazer algo acontecer.

Na cadeia de abastecimento – e no comércio mais amplamente – a logística se refere especificamente ao armazenamento, movimentação e posicionamento de mercadorias e materiais.

Em contrapartida, a  Supply Chain representa todas as conexões e colaborações associadas entre fornecedores, fabricantes, fornecedores de logística, atacadistas, varejistas e clientes finais.

O processo da cadeia de fornecimento começa no ponto em que uma organização recebe um pedido de um produto ou serviço e termina quando esse produto ou serviço é entregue com sucesso ao cliente final.

LOGÍSTICA

O processo de gestão que integra o movimento de bens, serviços, informações e capital, desde a obtenção da matéria-prima até chegar ao consumidor final é conhecido como Gestão de Logística.

O objetivo por trás deste processo é fornecer ao cliente final o produto certo, com a qualidade certa no momento certo, no lugar certo e ao preço certo.

As atividades logísticas estão divididas em duas grandes categorias que são:

  • Logística de entrada: As atividades que se referem à aquisição de material, manuseio, armazenamento e transporte.
  • Logística de saída: As atividades que dizem respeito à coleta, manutenção e distribuição ou entrega ao consumidor final.

Além destas, outras atividades são: armazenagem, embalagem de proteção, atendimento de pedidos, controle de estoque, manutenção do equilíbrio entre demanda e oferta, gestão de estoque.

SUPPLY CHAIN

A gestão de Supply Chain é uma série de atividades interligadas relacionadas à transformação e ao movimento da matéria-prima para os produtos acabados até chegar ao usuário final.

É o resultado dos esforços de múltiplas organizações que ajudaram a fazer desta cadeia de atividades um sucesso.

Estas organizações podem incluir as empresas com as quais a organização está trabalhando atualmente como parceiros ou fornecedores, fabricantes, atacadistas, varejistas e consumidores.

As atividades podem incluir integração, sourcing, compras, produção, testes, logística, serviços ao cliente, medição de desempenho, etc.

Embora existam muitas definições, a ênfase nos quatro pilares a seguir são os mais vitais na gestão da cadeia de fornecimento hoje em dia.

Gestão de Compras

Os gestores de Supply Chain devem garantir que os materiais que estão fornecendo para sua organização sejam eficazes em termos de custo e que sejam entregues de acordo com a promessa de seus clientes.

É imperativo que os gerentes da cadeia de suprimentos se coordenem de acordo com os fornecedores para garantir que a produção, aquisição e entrega desses materiais funcionem sem problemas.

Operações

A gestão de operações é fundamental para que líderes tenham uma compreensão profunda da previsão de demanda, a fim de evitar ter um estoque excedente ou muito pequeno.

Os erros de cálculo nesta área podem, em última instância, levar a perdas financeiras na receita, tornando-a vital para o sucesso de uma cadeia de fornecimento.

Gestão de recursos

A gestão de recursos é um elemento essencial na Supply Chain de uma organização.

Ele garante que os recursos necessários se movimentem adequadamente através da cadeia, o que ajuda na otimização de seu cronograma de produção e aumenta sua eficiência.

O gerenciamento de recursos, em última instância, garante que a marca nunca prometa demais e que seu cronograma de produção permaneça realista e alcançável.

Logística

A logística em si é um pilar fundamental da gestão de Supply Chain, pois abrange tudo, desde o planejamento, compras, armazenagem, produção, transporte de mercadorias, e assim por diante.

Semelhanças

Muitas semelhanças existem entre a logística e a gestão da cadeia de abastecimento.

Ambas procuram assegurar que a Supply Chain funcione sem problemas e que o cliente final esteja satisfeito.

Enquanto ambas supervisionam o fluxo de mercadorias, elas também priorizam a coordenação adequada de mão-de-obra, materiais e várias instalações para garantir a movimentação eficiente de todas as mercadorias através da cadeia de fornecimento.

A gestão da cadeia de abastecimento também define a estrutura e a estratégia para que a logística funcione sem problemas, seja o transporte de entrada ou de saída.

Ambas se concentram na viagem das mercadorias até o cliente e na experiência geral do cliente; duas peças vitais para fazer um nome de sucesso e respeitável para sua cadeia de abastecimento.

Diferenças

Agora, embora as semelhanças descritas acima sejam evidentes, existe uma diferença crucial entre as duas que não pode ser ignorada.

A logística se preocupa com atividades específicas na cadeia de abastecimento, enquanto a gestão da cadeia de abastecimento assume o funcionamento interno da cadeia de abastecimento como um todo.

A gestão da logística em sua Supply Chain se preocupa apenas com as entradas e saídas das produções, a eficiência do transporte de mercadorias e, em última instância, o cumprimento da promessa de sua organização para com o cliente final.

O gerenciamento da cadeia de suprimentos cobre um escopo muito mais profundo, incluindo produção, estratégia, sourcing e muitos outros.

Os gestores de Supply Chain devem se equipar com as ferramentas e conhecimentos adequados para supervisionar, melhorar e otimizar constantemente os processos internos e externos, planejar com antecedência e mitigar quaisquer problemas que possam surgir.

Conclusão

O gerenciamento da cadeia de fornecimento e a logística desempenham um papel fundamental para atender às necessidades dos clientes e melhorar a experiência geral do cliente.

Através de uma logística e planejamento de recursos eficazes, os gerentes da cadeia de abastecimento podem minimizar os riscos e a probabilidade de danos à carga, paradas de linhas de montagem e entrega não satisfeita.

Trabalhando em conjunto, a logística fornece insights sobre as demandas dos clientes que o gerenciamento da cadeia de abastecimento pode usar para planejar as operações com precisão e de acordo.

Em última análise, uma cadeia de suprimentos eficiente não pode funcionar sem uma logística otimizada e confiável.