Quando as empresas buscam digitalizar seus processos de compras e contas a pagar, há uma série de estratégias e ferramentas a serem consideradas.
Além do processo de Procure To Pay (P2P), muitas organizações estão agora se voltando para o processo de Source To Pay (S2P) para aumentar a eficiência e reduzir os custos.
Mas quais são as diferenças entre os processos Procure To Pay e de Source To Pay? E qual modelo é o melhor para sua empresa? Exploramos o assunto em nosso guia mais recente.
O que é Procure To Pay?
Procure To Pay é a integração dos sistemas de compra e pagamento por meio de um processo mais coordenado e baseado em etapas.
Procure To Pay, ou P2P, é o processo de integração de sistemas para tornar os fluxos de trabalho de compra e pagamento mais rápidos e eficientes.
Para alcançar os resultados de forma eficiente, o gerenciamento de despesas depende de processos estruturados e bem definidos. Muitas organizações ainda usam softwares fragmentados, que confundem as etapas e dificultam o gerenciamento de contas.
O Procure To Pay, também conhecido como Purchase-to-Pay, refere-se às três principais etapas do processo de compras: requisição, aquisição e pagamento.
O processo P2P leva em conta uma variedade de fatores, incluindo negociação estratégica, contratos comerciais, geração de pedidos, recebimento físico, recebimento de impostos, pagamento, contabilidade e todas as etapas que proporcionam uma solução eficiente.
Processos P2P
Vale a pena destacar as principais etapas para entender melhor como funciona o processo P2P. Primeiro, é necessário um pedido de requisição, ou solicitação de compra. Aqui começa todo o processo de ir ao mercado e obter cotações de fornecedores, além de selecionar a melhor oferta e gerar um pedido de compra.
Após a compra, o fornecedor fornece serviços ou mercadorias, que devem ser aprovados pelo cliente. Por fim, é feito o pagamento, e a transação deve ser registrada no sistema de contabilidade da empresa.
Quais são as vantagens do Procure To Pay?
A adoção de processos P2P pode ajudar a melhorar a qualidade geral do fluxo de trabalho. Os processos de aquisição e pagamento são complicados e propensos a erros, que podem ser significativamente reduzidos com as ferramentas certas.
Leia sobre as principais vantagens do Procure To Pay:
Redução de custos
Os processos de P2P eliminam etapas desnecessárias, garantindo o uso mais eficiente dos recursos, com economia e determinação.
Processo de compras simplificado
Os processos de compra se tornam mais simples e mais otimizados à medida que começam a seguir um conjunto de solicitações e aprovações.
Processos globais padronizados
A solicitação deve ser feita com base em processos padronizados, o que reduz os erros e mantém todos os setores da empresa na mesma página.
Autonomia para negociar diretamente com os fornecedores
Os setores podem negociar diretamente com os fornecedores com segurança, agilidade e transparência, utilizando os dados coletados pelo sistema P2P.
Mais controle sobre os processos
Cada etapa é bem definida e fácil de seguir. Isso significa que as empresas têm mais controle sobre a situação como um todo, o que lhes permite intervir de forma mais estratégica, conforme necessário.
Visão de ponta a ponta do processo
A gerência ganha visibilidade de todo o processo de compras, o que lhe permite fazer melhorias e eliminar gargalos.
Melhoria no relacionamento com os fornecedores
Com tudo isso, o relacionamento com os fornecedores se fortalece, pois a aquisição e o pagamento se tornam mais ágeis.
O que é Source To Pay?
O processo Source To Pay acrescenta mais etapas, começando antes do processo Procure To Pay.
Também conhecido como S2P, Source To Pay é o processo pelo qual as organizações passam para obter, solicitar e pagar por bens e serviços.
O processo Source To Pay inclui todos os estágios, desde o sourcing estratégico e o ciclo de vida do contrato até a aquisição, o gerenciamento de faturas, o processamento de pagamentos e muito mais.
O S2P ajuda as empresas a economizar tempo, esforço e recursos em tarefas repetitivas e a se concentrar em atividades que realmente geram valor.
Um software Source To Pay pode ajudar as empresas a limpar, validar e classificar os dados de despesas, para que possam analisar e identificar oportunidades que gerem o máximo de economia.
Esse modelo foi projetado para organizações com necessidades complexas de aquisição, que exigem uma função de sourcing dedicada.
A automação do processo Source To Pay oferece vários benefícios, incluindo visibilidade dos gastos, redução do risco da cadeia de suprimentos e melhoria dos níveis de produtividade.
Quando uma empresa usa o Source to Pay?
Quando as empresas precisam encontrar novos fornecedores que ofereçam melhores condições, preços mais baixos ou novas mercadorias que os fornecedores atuais não ofereçam, o processo S2P (source to pay) atinge esses objetivos com eficácia.
Qual é a diferença entre S2P e Procure to Pay?
O S2P (Source to pay) é diferente do Procure To Pay porque começa antes do Procure To Pay.
O source to pay inclui a especificação da necessidade de um produto ou serviço, a preparação de questionários de RFI, RFQ ou documentos de RFP (quando necessário), a obtenção de propostas, a qualificação de fornecedores, a negociação e a preparação de um contrato de compra antes do suprimento, a execução de processos de PO e contas a pagar e o pagamento.
O Procure To Pay começa após as etapas de sourcing, iniciando com a equipe de compras preparando os pedidos de compra (usando requisições de compra). O Procure To Pay continua com o departamento de contas a pagar, que processa as faturas do fornecedor e faz os pagamentos aos fornecedores.
Conclusão
As empresas podem integrar o sourcing on-line, o software de procurement e as ferramentas de automação com seu sistema ERP para trabalharem juntos de forma transparente como soluções S2P ou Procure To Pay.
A localização de fornecedores, a coleta de propostas de fornecedores, a negociação, a conclusão de contratos, o processamento de faturas e a realização de pagamentos não precisam mais se traduzir em processos trabalhosos e demorados.
Nesse contexto, a otimização eficaz do gerenciamento de fornecedores e do gerenciamento de desempenho é mais fácil de ser alcançada com soluções on-line de source to pay que oferecem ferramentas automatizadas.
Os departamentos de compras acharão suas tarefas mais fáceis, mais econômicas e mais rápidas dentro do ciclo de Source To Pay se adotarem o software de automação atual.
Esses softwares de automação eliminam os processos manuais em papel e podem digitalizar as faturas dos fornecedores por meio de várias ferramentas.
Se você tem interesse em otimizar seus processos de compra e sourcing de fornecedores, pode ser de interesse para a empresa explorar o mundo das plataformas de compras.
Para saber mais sobre as ferramentas oferecidas pela plataforma GoBuyer, é só se registrar clicando aqui ou assinar a nossa newsletter!