O setor de compras, como qualquer outra parte de uma empresa, envolve riscos.
Seja em termos de sourcing, gerenciamento de fornecedores, processamento de faturas ou pagamentos, há muitas coisas que podem dar errado no gerenciamento de procurement.
É aí que entra em cena a mitigação de riscos.
O gerenciamento de riscos em aquisições refere-se aos esforços feitos para mitigar o risco de aquisições, resolver problemas que surgem com o processo de aquisições e evitar o surgimento de outros problemas.
Neste artigo, analisaremos o que é exatamente o risco de aquisição, como ele ocorre e como estabelecer um processo de mitigação de riscos e soluções para sua empresa.
O que é a mitigação de riscos?
Os riscos de aquisição ocorrem quando o processo de compra ou obtenção de produtos, serviços ou recursos não é confiável.
Nos negócios, o risco de aquisição precisa ser gerenciado adequadamente em sua cadeia de suprimentos, visto que pode afetar a saúde e a receita de sua empresa.
O que aconteceria se você fizesse um pedido de compra das matérias-primas necessárias para produzir seus produtos, mas as mercadorias nunca chegassem?
Há vários tipos de riscos de aquisição dos quais as empresas devem estar cientes. Entre eles estão:
- Risco financeiro: Esse tipo de risco está relacionado às perdas financeiras que podem ocorrer devido à má administração do processo de aquisição. Isso pode incluir estouros de orçamento, relatórios financeiros imprecisos e falta de visibilidade do processo.
- Risco do fornecedor: Esse tipo de risco está relacionado ao potencial de interrupção da cadeia de suprimentos devido a problemas com fornecedores, como insolvência, problemas de qualidade e quebra de contrato.
- Risco legal: Esse tipo de risco está relacionado a possíveis problemas legais que podem surgir devido à má administração do processo de aquisição, como disputas contratuais, violação de propriedade intelectual e violações antitruste.
- Risco operacional: Esse tipo de risco está relacionado ao potencial de problemas operacionais, como atrasos, excedentes de custos e problemas de qualidade.
- Risco de reputação: Esse tipo de risco está relacionado ao potencial de danos à reputação de uma empresa devido à má administração do processo de aquisição.
O gerenciamento de riscos faz parte do setor de compras, pois as empresas dependem de fornecedores de serviços ou produtos.
Como o fornecimento é feito por terceiros, a equipe de compras precisa estar preparada para qualquer distúrbio na cadeia de suprimentos, pois isso afeta a capacidade da organização de cumprir seus compromissos.
Com a mitigação de riscos correta, as empresas podem garantir que a compra dos materiais ocorra sem problemas.
A aquisição dos serviços, produtos ou materiais necessários em tempo hábil ajuda a manter a continuidade dos negócios.
Qual a importância da mitigação de riscos?
O gerenciamento de riscos é um processo importante porque capacita uma empresa com as ferramentas necessárias para que ela possa identificar e lidar adequadamente com os possíveis riscos.
Depois que um risco é identificado, é fácil mitigá-lo.
Além disso, a mitigação fornece à empresa uma base sobre a qual ela pode tomar decisões sólidas.
Para uma empresa, a avaliação e o gerenciamento de riscos são a melhor maneira de se preparar para eventualidades que possam atrapalhar o progresso e o crescimento.
Quando uma empresa avalia seu plano para lidar com possíveis ameaças e, em seguida, desenvolve estruturas para lidar com elas, ela aumenta suas chances de se tornar uma entidade bem-sucedida.
Além disso, o gerenciamento progressivo de riscos garante que os riscos de alta prioridade sejam tratados da forma mais agressiva possível.
Não obstante, a gerência terá as informações necessárias que poderão ser usadas para tomar decisões informadas e garantir que a empresa continue sendo lucrativa.
Quais os benefícios de uma estratégia de mitigação de riscos?
1. Há menos surpresas
Uma abordagem robusta para mitigação de riscos permite que as equipes se comuniquem melhor sobre os desafios do projeto de forma mais oportuna.
As práticas de gerenciamento de riscos permitem que a equipe identifique as preocupações muito antes.
A conscientização antecipada de possíveis problemas significa que as pessoas certas podem intervir para mitigar um problema antes que ele se torne grave demais para ser resolvido.
Gerenciar os riscos antes que eles se materializem resulta em menos manchetes sensacionalistas, mas em uma maneira mais suave, eficiente e econômica de administrar seus negócios.
2. Há dados de melhor qualidade para a tomada de decisões
Os líderes seniores têm acesso a dados de melhor qualidade e mais úteis, o que lhes permite tomar decisões melhores e mais fundamentadas na realidade de um projeto.
A possibilidade de acessar informações sobre riscos em tempo real por meio de um painel de gerenciamento de projetos significa que as decisões são tomadas com base nos dados mais recentes, e não em um relatório que já está desatualizado antes de chegar à equipe executiva.
3. A comunicação é elevada
Um bom gerenciamento de riscos eleva o nível da conversa.
Ele cria um ponto de discussão entre as equipes de projeto e as principais partes interessadas, levando-as a discutir os tópicos difíceis e a lidar com as possíveis causas de conflito.
Os fornecedores também são envolvidos nas conversas, pois as respostas aos riscos necessariamente afetam suas atividades.
Incluí-los nas discussões sobre a mitigação de riscos pode criar relações de trabalho mais positivas com seu pessoal-chave.
Isso porque eles perceberão que seu sucesso está ligado ao sucesso do projeto e que há disposição para trabalhar como uma equipe inteira para fazer algo a respeito.
A conversa pode ser enquadrada no que é bom para o projeto e para a empresa, em vez de ficar presa demais aos detalhes ou ser afetada pela política interna.
O aumento do diálogo e o conteúdo desse diálogo aproximam a equipe como um grupo de trabalho.
Quais são os quatro tipos de estratégias de mitigação de riscos?
Há quatro estratégias principais de mitigação de riscos que vale a pena conhecer para que você possa determinar qual método colocar em prática com base no risco em questão. Elas incluem:
1. Evitar
Com o mesmo título, a estratégia de prevenção de riscos emprega medidas que ajudam a evitar riscos a todo custo.
Uma das maneiras de fazer isso é comprometer os recursos e as estratégias para garantir que o risco não ocorra.
2. Redução
A abordagem de redução é um pouco mais relaxada do que a de prevenção.
Aqui, você empregaria estratégias que reduziriam os riscos ou o impacto nos negócios após uma análise de riscos.
3. Aceitação
Como o nome sugere, a estratégia de aceitação simplesmente aceita que o risco vai acontecer, mas a recompensa supera o risco.
Geralmente, essa estratégia é usada quando é benéfica para você no longo prazo e o efeito do risco é menos prejudicial do que evitar ou mitigar.
4. Transferência
Essa estratégia permite que você transfira as consequências do risco para um terceiro.
Dessa forma, ela motiva o terceiro a garantir que o risco não o afete e, consequentemente, não afete seus negócios.
Conclusão
Assumir riscos traz benefícios e pode até ser essencial para o sucesso.
No entanto, isso é o oposto quando se trata de aquisições, em que a última coisa que qualquer empresa quer é risco.
Nenhum indivíduo ou empresa pode prever riscos específicos em aquisições.
Em contraponto, as empresas podem e precisam se preparar para um futuro volátil e incerto, que envolve interrupções tecnológicas, mudanças climáticas, problemas de segurança de dados e ameaças à cadeia de suprimentos global.
Eventualmente, ao compreender e gerenciar os riscos, as organizações podem ajustar os processos de aquisição para lidar com eles e reduzi-los.
O gerenciamento de riscos sempre fará parte do negócio. Com a plataforma do GoBuyer, você pode contornar problemas, agilizar seus processos e melhorar a comunicação com seus vendedores e fornecedores.