O uso de plataformas de compras hospitalares tem revolucionado o cenário de aquisições hospitalares.
A otimização dos processos de aquisição de produtos médicos e farmacêuticos ajuda os hospitais a reduzir custos e aumentar sua transparência de gastos, qualidade do tratamento e segurança dos pacientes.
Entretanto, devido à grande quantidade de atores e interfaces que participam dos processos de aquisição, uma estrutura eficiente é necessária para documentação e análise holísticas.
É nesse contexto que esses sistemas entram em ação.
Qual a importância da gestão de compras na área hospitalar?
A logística de produtos médicos nos hospitais representa um vasto campo de atividade no qual muitas pessoas de vários grupos profissionais estão envolvidas.
Ela envolve a compra de produtos, suprimentos, equipamentos e serviços relacionados, bem como o comissionamento da construção de instalações de saúde.
Processos efetivos de aquisição resultam na compra de produtos de alta qualidade e econômicos, no volume correto, no momento certo e que estão alinhados às necessidades de saúde.
Em contraste, a ineficiência nas compras desperdiça recursos e potencialmente leva à entrada de produtos perigosos no sistema de saúde.
Nesse contexto, a adoção de sistemas de compras não só ajuda a obter melhores preços, mas também atenua os desafios urgentes que a indústria enfrenta hoje.
Eles permitem que os provedores de saúde garantam maior precisão nos pedidos e melhor gestão das preocupações; simplificam o monitoramento dos fornecedores e das expirações de patentes.
A aquisição pode não ser a área mais brilhante de uma organização de saúde, mas é um departamento onde um novo investimento em tecnologia pode fazer uma grande diferença tanto para o atendimento ao paciente quanto para o desempenho financeiro.
Qual o impacto de plataformas de compras hospitalares?
Assim como organizações em todos os outros setores, os hospitais precisam de maneiras de controlar seus custos.
Para uma clínica performar de maneira eficiente é imperativo manter controle adequado de todas as etapas da cadeia de fornecimento.
Sem uma ferramenta de aquisição eficiente e intuitiva, os hospitais acabam adquirindo custos desnecessários nos processos de compra.
Há uma gama de empresas que fornecem sistemas de compra. Fazendo uso dessas ferramentas, os hospitais podem alcançar a otimização dos seus setores de aquisição.
Eles podem se concentrar no consumo eficiente de recursos e gerenciar a economia em áreas anteriormente não direcionadas.
Quer se trate de sistemas para equipamentos médicos ou aqueles como ERP, voltados para gestão geral, a mudança rápida para tecnologia avançada é absolutamente necessária na melhor indústria de saúde.
É importante conter os custos, para que os pacientes não tenham que suportar os custos de uma gestão de compras ineficiente.
Os softwares de aquisição podem ajudar hospitais a enfrentar com tranquilidade os desafios comuns na aquisição de serviços de saúde.
1. Canais abertos de comunicação
Pode acontecer que um novo produto ou versão de equipamento não se comporte exatamente como o esperado.
A concessão de acesso direto aos fornecedores por meio de um sistema centralizado de compras permite que o pessoal que não faz compras (clínicos, técnicos de laboratório, médicos e enfermeiros) comunique suas preocupações diretamente aos fornecedores – e os problemas são resolvidos prontamente.
2. Suporte em situações inesperadas
Muitas vezes é impossível prever e esperar mudanças de demanda na área da saúde, como é o caso de surtos epidêmicos.
Seu fornecedor habitual pode falhar em sustentar uma mudança de demanda sem precedentes.
Entretanto, com a diversificada comunidade de fornecedores em plataformas de compras hospitalares, é possível encontrar novas oportunidades de compra e atender a este desafio de mudança de demanda completamente equipado.
3. Cumprimento das normas e regulamentos de saúde
Os acontecimentos dos últimos anos trouxeram a necessidade de novos regulamentos de segurança e saúde, assim como monitoramento da sua aplicação nos locais de trabalho.
Não se pode superestimar a pressão das regulamentações éticas e legais com as quais os provedores de saúde lidam.
Com uma plataforma de compras, um hospital tem todas as informações sobre fornecedores ou vendedores centralizadas e bem organizadas.
A disponibilidade desses dados facilita o monitoramento das atividades e conformidade com a mudança das exigências regulatórias.
Por quê não se manter com gestão de compras tradicional?
O objetivo da aquisição é adquirir produtos ou serviços ao melhor preço e no melhor momento possível.
As plataformas de compras hospitalares eliminam a necessidade de realizar manualmente tarefas laboriosas, incluindo políticas, contratos e relações com fornecedores.
O processo funciona conectando várias entidades e processos através de uma plataforma centralizada.
Outros componentes-chave do uso de plataformas de compras hospitalares incluem o seguinte:
- sourcing: definição de requisitos e pré-qualificação de fornecedores potenciais;
- licitação: solicitação de informações, propostas e cotações;
- legalidades: avaliação de fornecedores, negociação e gestão de contratos;
- pedidos e pagamento: criação de requisições e ordens de compra, e recebimento de itens solicitados; e
- Análise de dados: ver os gastos e tomar medidas corretivas conforme necessário
Conclusão
As plataformas de compras hospitalares ajudam a automatizar o processo de aquisição.
Uma vez que o departamento de compras é liberado de tarefas manuais, repetitivas ou de baixo valor, ele pode redirecionar recursos para atividades de maior valor.
Além disso, com essas ferramentas os hospitais têm acesso a mais oportunidades de melhorar seus serviços e ganhos.
Dessa forma, é importante adotar um sistema que atenda às necessidades do seu negócio.
Se você tem interesse em saber quais serviços são oferecidos pelo sistema da GoBuyer é só acessar esse link.