Em quase todas as funções empresariais em todas as indústrias, as tecnologias digitais perturbaram e melhoraram as operações comerciais.
A gestão de compras, também conhecida como procurement, não foi deixada de fora da lista de convidados, é claro.
A heterogeneidade de procedimentos, a fragmentação ou a falta de um centro de compras, acessível a diferentes áreas da empresa, para introduzir, gerir e obter informações sobre aquisições, são um desafio de longa duração.
E quanto maior for a organização, mais este desafio se desdobra.
Nesse artigo abordamos o que são compras coletivas e como o surgimento de plataformas de compras pode transformar esse cenário.
O que são Compras Coletivas?
As compras coletivas são um processo que permite que vários indivíduos ou empresas se reúnam para comprar vários tipos de bens e serviços a preços com desconto.
O objetivo desta tática é combinar o poder de compra de todos os membros.
Ao utilizar este volume de compras, os participantes podem convencer seus fornecedores a estender tarifas baixas e exclusivas a todos os membros do grupo, independentemente do uso real daquele membro.
Os varejistas de menor porte têm frequentemente utilizado esta tática para garantir preços com desconto sobre as mercadorias para revenda em suas lojas.
Isto lhes permite competir com sucesso com empresas maiores que operam em uma base nacional ou internacional.
É importante ressaltar que a estrutura exata de uma organização de compras coletivas variará.
Ela muda com base nos objetivos do grupo e na quantidade de apoio financeiro que os membros fornecem para operar uma organização central.
Tal diferença é importante porque as organizações devem ser capazes de encontrar e estabelecer os preços mais competitivos para vários bens e serviços.
Alguns grupos deste tipo operam ao nível local ou regional, enquanto outros garantem fornecedores em escala mundial.
À medida que o grupo aumenta o número de membros, não é raro negociar novos preços com os fornecedores, com esses novos valores proporcionando benefícios ainda maiores a todos os envolvidos com o consórcio.
Por quê essa estratégia é adotada?
Todas as pessoas envolvidas no esforço de compra coletiva se beneficiam com o acordo.
Os membros do grupo recebem descontos baseados no volume total de negócios do coletivo, e não apenas no seu próprio volume de utilização de um determinado produto.
Normalmente, isto resulta em poupanças que ajudam a reduzir as despesas operacionais mesmo para entidades mais pequenas que participam nas compras coletivas, aumentando o montante do lucro líquido que o negócio menor gera.
Simultaneamente, cada membro do grupo tem potencialmente a capacidade de oferecer aos seus clientes uma gama mais vasta de bens e serviços do que seria possível se negociassem preços com os vendedores por conta própria.
E os vendedores também beneficiam do trabalho com organizações de compras coletivas.
Normalmente, esta abordagem permite ao fornecedor assegurar um número significativo de novos clientes com relativamente pouco esforço.
Uma vez que muitos destes acordos exigem a assinatura de um contrato que incentive os membros a fazer negócios com fornecedores aprovados, o impacto no volume de negócios do fornecedor pode ser impressionante.
Como resultado do aumento do volume de negócios, o vendedor consegue usufruir de uma lista de clientes maior, e de mais segurança financeira, pelo menos durante a duração do contrato com a organização de compras coletivas.
Quais os benefícios de fazer parte de compras coletivas?
Aderir a um grupo de compras traz muitos benefícios, desde custos mais baixos de bens e de transporte até ao apoio extra do próprio grupo.
Vamos discutir 5 de tais benefícios com mais detalhe.
Redução dos custos de aquisição de bens/serviços
Um dos objetivos de um grupo de compras é reunir pequenas empresas de uma determinada indústria; para poderem fazer uma única grande encomenda com os fornecedores – conhecida como compras coletivas.
E funciona porque os fornecedores tendem a dar melhores descontos para a compra a granel – o grupo então passa estas poupanças de volta para si.
De forma simplificada, os fornecedores terão requisitos de compra mínimos antes de poderem oferecer descontos e um grupo de compras pode ajudá-lo a satisfazê-los.
Portanto, as pequenas empresas desfrutam dos descontos normalmente oferecidos a organizações maiores, colaborando em conjunto.
Maior Poder de Compra
À medida que as empresas unem forças, os grupos de compra combinam o seu poder de compra para melhores negociações.
Em resultado disso, garantem preços que não seriam alcançáveis se uma pequena empresa trabalhasse sozinha.
O facto é que, quanto mais se compra, melhor é o desconto.
Poupar custos de envio
Embora os fornecedores deem melhores descontos para encomendas maiores, também neste caso tendem a renunciar aos custos de transporte.
Um grande benefício, uma vez que o seu grupo de compras pode negociar taxas com desconto ou, por vezes, até mesmo frete grátis na compra de encomendas de grandes dimensões.
Tenha em mente que a encomenda será provavelmente entregue num destino, mas o seu grupo de compras coletivas é geralmente responsável por garantir que cada empresa específica receba a sua parte da encomenda.
Custos de Transação Reduzidos
Aderir a um grupo de compras pode ser altamente eficaz na simplificação dos seus processos de aquisição.
Como tal, reduz não só o custo por unidade nos bens, mas também os custos por transação, devido a ter menos contratos que precisam de ser preparados e geridos.
Menor risco de compra
Em última análise, os grupos de compras coletivas estão nele a longo prazo quando se trata de manter os seus membros – aumentando a pressão para os apoiar.
Só optar por fornecedores porque são a opção “mais barata” pode prejudicar a reputação do grupo, pelo que isto é geralmente evitado.
Os membros querem os fornecedores de melhor qualidade e assim os grupos de compra procuram aqueles que são credíveis; diminuindo o risco de compra para o membro.
Como uma plataforma de compras pode facilitar compras coletivas?
Grupos de compra já adquirem suprimentos e serviços de fornecedores terceirizados para capacitar as operações internas ou manter as linhas de produção em funcionamento.
Realizar esse processo através de uma plataforma de compras significa que você está se registrando e trabalhando dentro de um sistema controlado e otimizado para os processos de negociação.
Esta interação direta, que diferencia o e-procurement do e-commerce, facilita a comunicação entre as duas partes, desde a transferência de licitações até pedidos de compra.
Por exemplo, a equipe de compras pode desempenhar as seguintes funções de forma mais eficaz através de compras eletrônicas:
- Gestão de contratos
- Definição de orçamentos de despesas
- Construção de relacionamentos com fornecedores
O resultado é a compra de bens e serviços a preços ótimos e em momentos estratégicos, o que, em última análise, aumenta a receita. Você pode pensar no e-procurement como um componente da gestão de Supply Chain.
Estas plataformas estão sendo desenvolvidas por profissionais terceirizados e oferecem formas fáceis, simplificadas e de fácil utilização para integrar o digital em um negócio.
Conclusão
Trabalhar para otimizar suas cadeias de abastecimento e automatizar seus processos comerciais através de compras coletivas e um sistema de compras correto tornou-se uma necessidade atualmente.
A plataforma GoBuyer é um software completamente gratuito para atender a todas as suas necessidades de aquisição.
Ela se baseia nos conceitos de automatizar e integrar tudo em uma única plataforma para atender a todas as necessidades de suas atividades comerciais.
Nossa plataforma garante processos mais rápidos, eficientes, precisos e racionalizados.