Você já sentiu que os pedidos dos clientes estão surgindo do nada? Ou que você não consegue acompanhar os requerimentos?
O desconhecimento da demanda de seu produto pode lhe causar estresse desnecessário e até mesmo prejudicar seu negócio se a empresa não tiver os recursos para responder.
Com a gestão de demanda, você pode usar dados passados e tendências atuais para prever, gerenciar e planejar a demanda da sua empresa.
Isto aumenta a satisfação do cliente, porque os compradores estão conseguindo o que querem antes mesmo de ter que pedir por isso.
Aqui, mostraremos porque a gestão de demanda é tão importante e como utilizá-la em seus negócios.
O que é Gestão de Demanda?
A gestão de demanda é uma metodologia de planejamento utilizada por empresas para prever e planejar como atender a demanda de serviços e produtos.
Ela melhora as conexões entre as operações e o marketing.
O resultado é uma coordenação mais rigorosa da estratégia, capacidade e necessidades do cliente.
Essa gestão cobre múltiplas áreas, incluindo o fortalecimento dos níveis de estoque, planejamento comercial e promocional e atendimento ao cliente.
A gestão de demanda é um processo que suporta a gestão da Supply Chain (SCM).
O gerenciamento da cadeia de suprimentos se aplica a gestão de todas as atividades de fornecimento, desenvolvimento, fabricação e entrega de uma organização, incluindo a movimentação de materiais, serviços e mercadorias de fornecedores.
A cadeia de suprimentos é um sistema complexo e interconectado que permite às empresas construir produtos e trazê-los ao mercado.
Qual é o objetivo da gestão de demanda?
As empresas estão melhor posicionadas para fazer previsões precisas e atender à demanda dos clientes com estratégias sólidas de gerenciamento de demanda em vigor.
Dessa forma, as empresas podem proporcionar melhores experiências aos clientes que satisfaçam seus desejos.
Além disso, esse processo de gestão permite que as mesmas se tornem mais capazes de identificar novas tendências e ajustar suas estratégias comerciais.
O processo de gestão de demanda de uma empresa também os ajuda a garantir que não excedam os limites de armazenamento de seus depósitos ou que os níveis mínimos não sejam atingidos.
Além disso, a previsão precisa da demanda dos clientes pode levar a estratégias de mercado mais direcionadas e eficazes que atinjam o público certo.
Essencialmente, o gerenciamento da demanda significa manter um ciclo de análise e melhoria.
As empresas podem procurar novos mercados ou maneiras de melhorar seus rendimentos dos já existentes, com base em seu entendimento de como os clientes utilizam os produtos e serviços.
Organizações que aprendem a gerenciar os meandros da gestão de demanda podem se tornar as mais eficientes em seu setor.
Isso significa mais vendas e uma maior participação no mercado. Além disso, uma empresa pode aproveitar esses benefícios para manter custos mais baixos em torno do marketing, fornecimento e vendas.
A gestão de demanda formula um plano de ação para atender às condições atuais e previstas nos mercados-alvo.
O processo fornece dados e insights às equipes de marketing, planejamento, produção e previsão de vendas para ajudá-las a atingir as metas da empresa.
Quais são os componentes da Gestão de Demanda?
Não há dúvida de que a gestão de demanda é uma das melhores táticas utilizadas pelas empresas atualmente.
Mas como uma empresa pode começar a aplicar esse processo?
A seguir, apresentamos os componentes principais da gestão de demanda e as razões da sua importância:
1. Previsão
Nessa etapa, uma empresa prevê as demandas futuras de um determinado produto ou serviço que eles oferecem.
A previsão é feita conforme a tendência atual, as vendas projetadas e os dados analíticos do comportamento do cliente.
Ela também ajuda empresas a estabelecer metas de estoque apropriadas em preparação para quaisquer eventos inesperados no futuro.
2. Planejamento de suprimentos
As empresas precisam estar preparadas para as exigências futuras dos suprimentos.
Estando bem conscientes das exigências dos clientes, a influência dos concorrentes e as tendências do mercado ajudam as empresas a fazer um planejamento eficiente do fornecimento.
3. Análise da demanda
É importante que sua previsão de demanda se baseie nos dados atuais de vendas.
Uma análise adequada do histórico de pedidos o ajudará a fazer a análise correta da demanda para uma efetiva Gestão de Demanda.
Além disso, a colaboração proativa com as equipes de Vendas & Marketing é crucial no planejamento de novas oportunidades de negócios e/ou aumento da demanda devido a outras dinâmicas no mercado, tais como escassez de concorrentes, etc.
4. Planejamento de Vendas e Operações
Para um gerenciamento efetivo da demanda, é essencial que o negócio preste atenção aos papéis, operações e importância de todas as partes interessadas na Supply Chain.
Com base nesta análise, a marca pode fazer um planejamento de Vendas e operações para gerenciar as exigências da demanda e fornecer a resposta de fornecimento correspondente, incluindo as exigências de recursos e os riscos potenciais de estoque.
Conclusão
A gestão de demanda é uma das ferramentas mais úteis utilizadas pelos negócios hoje em dia.
Compreender o processo de gerenciamento de demanda e suprimentos é uma necessidade para garantir uma base de clientes satisfeitos que garanta um crescimento sustentável para qualquer negócio.
A plataforma GoBuyer pode ajudá-lo a automatizar tarefas essenciais para o processo de gerenciamento da demanda.
Por exemplo, com o nosso sistema de compras é possível criar painéis de controle personalizados que colocam todas as informações relevantes necessárias para a previsão na ponta de seus dedos.
Você também pode fazer uso dessas ferramentas clicando aqui!