A logística reversa é uma indústria em evolução por si só, e uma adaptação necessária às necessidades do mercado em evolução.
Hoje, a palavra “logística” pode se referir a muitos processos, departamentos e objetivos, envolvendo diferentes departamentos dentro da empresa.
Isto se aplica quer seja a própria empresa que realiza este trabalho ou terceiriza o serviço de logística e distribuição.
Leia mais para saber quais as diferenças entre a Logística Reversa e o seu contraponto Tradicional.
O que é logística?
A logística refere-se ao processo geral de gerenciamento de como os recursos são adquiridos, armazenados e transportados até seu destino final.
A gestão logística envolve a identificação de potenciais distribuidores e fornecedores e a determinação de sua eficácia e acessibilidade.
Quanto mais eficientemente as matérias-primas podem ser adquiridas, transportadas e armazenadas até serem utilizadas, mais lucrativo pode ser o negócio.
A coordenação de recursos para permitir a entrega e o uso oportuno de materiais pode fazer ou quebrar uma empresa.
E, do lado do cliente, se os produtos não puderem ser produzidos e enviados em tempo hábil, a satisfação do cliente pode diminuir, afetando também negativamente a rentabilidade e a viabilidade a longo prazo de uma empresa.
O que é Logística Tradicional?
A logística de transporte é a logística tradicional onde o fluxo de produtos é da fábrica ou do fabricante para o consumidor final.
A gestão da cadeia de suprimentos avançada inclui o atendimento de pedidos, serviços de hub, coleta e embalagem de pedidos e envio ao consumidor.
Quando um produto é necessário, a quantidade necessária é enviada para o centro de distribuição a partir da unidade de fabricação ou de armazenagem.
Os produtos fluem para o centro de varejo e, finalmente, para os consumidores finais.
Entretanto, no caso da D2C, os produtos podem ser enviados diretamente para os consumidores finais a partir da unidade de armazenagem ou distribuição.
O valor do produto aumenta a cada passo da expedição. Quanto mais distante o produto final estiver da matéria-prima, mais valor ele carrega.
Como vários intermediários estão presentes na expedição, cada empresa tenta maximizar seu produto adicionando suas margens.
Entretanto, no caso de um negócio direto ao consumidor, os intermediários são em menor número. Assim, os consumidores podem adquirir produtos a custos mais baixos.
Em muitos casos, a logística tradicional inclui desenvolvimento de produtos, fornecimento de materiais, fabricação, transporte para os centros de distribuição e entrega ao consumidor final de milhas.
O que é Logística Reversa?
Quando os clientes solicitam uma devolução, os produtos devolvidos perdem uma parte de seu valor e oferecem pouco ROI para os vendedores.
A logística reversa é o processo de recapturar o valor da mercadoria devolvida e trazê-la de volta ao mercado o mais rápido possível.
Quando um produto é devolvido, o fabricante ou empresa revendedora recolhe o item para devolução e planeja seus próximos passos.
Os produtos devolvidos podem ser descartados, reformados ou revendidos para prolongar seu ciclo de vida.
Todo este processo de planejamento e gerenciamento do fluxo reverso de mercadorias é chamado de logística reversa.
De uma perspectiva comercial, a logística reversa exige o gerenciamento dos níveis de estoque à medida que os produtos são devolvidos e o gerenciamento da disposição dos produtos devolvidos.
De um ponto de vista ecológico, a logística reversa oferece um caminho para reduzir a pegada ambiental dos negócios. Exemplos incluem:
- Remodelação de itens danificados para que possam ser revendidos
- Reciclagem de peças ou materiais para criar novos produtos
- Disposição de produtos não vendidos de lojas de tijolos e cimento
- Devolução de materiais de embalagem e paletes ao fabricante para reutilização na logística de entrada
Embora muitos conceitos fundamentais sejam compartilhados tanto pela logística direta quanto pela logística reversa, eles são distintamente diferentes no que diz respeito aos motoristas e à velocidade.
A demanda do cliente determina o ritmo da logística direta (onde o estoque é armazenado em cada etapa da cadeia de abastecimento, etc.), enquanto a velocidade da logística reversa é inteiramente baseada no abastecimento do produto.
Os benefícios do uso da logística reversa
Hoje em dia, as expectativas dos clientes exigem dos varejistas processos indolores de retorno, uma tendência fortemente impulsionada pelos gigantes do comércio eletrônico.
O valor da mercadoria devolvida pode ser visto nos dados e percepções que informam as decisões futuras sobre os níveis de estoque e a mão-de-obra necessária.
Uma gestão mais eficiente de devoluções também pode significar mais fluxo de caixa a partir de devoluções redirecionadas e níveis mais altos de satisfação do cliente.
Finalmente, a necessidade de encontrar maneiras úteis e eficientes de reciclar ou descartar adequadamente os produtos não utilizados também é um lado positivo da logística reversa otimizada.
Uma vez considerado um desperdício, existe um mercado para produtos de varejo reciclados e reutilizados, e as implicações ambientais são de fundamental importância para muitos demográficos de compras.
A tendência do varejo de reuso também pode ser creditada ao aumento das restrições regulamentares, que enfatizam ainda mais a necessidade de um plano de logística reversa bem gerenciado.
Para otimizar um plano de logística reversa, os varejistas devem começar e terminar com dados e análises.
Estes conhecimentos sobre cada etapa da cadeia de fornecimento reversa são a chave para liberar o máximo de eficiência e uma maior margem de lucro.
Tanto a Logística Tradicional quanto a Logística Reversa continuam importantes
A logística tradicional parece ser o mais simples dos dois tipos de logística, mas é também o processo que determina se um produto é bom o suficiente para ser vendido e atraente o suficiente para ser procurado.
Cada faceta da logística reversa ocorrerá para um ou outro produto, e as empresas devem ter medidas para lidar com estas situações adversas.
As informações relativas à logística direta e reversa podem não ser estimulantes, atraentes ou relatáveis, a menos que você esteja ativamente imerso no processo, mas sua importância para os consumidores e empresas é inegável.
Se uma empresa espera entregar um produto ao consumidor com o mínimo de contratempos e sem faltas, a logística deve ser estabelecida para uma produção sem sobressaltos.
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