Um leilão reverso é uma estratégia usada em sourcing entre compradores e fornecedores na qual os vendedores competem entre si para fechar negócio com o comprador.
A técnica tem esse nome pelo fato de funcionar exatamente como o oposto de um leilão tradicional: aqui os preços diminuem à medida que a licitação continua.
Nesse contexto, os fornecedores oferecem preços cada vez mais baixos para ganharem o leilão.
O segredo para um processo de compras eficiente é conseguir produtos de qualidade a um preço suficientemente baixo para que seja lucrativo, ao mesmo tempo em que se mantém relações saudáveis com o fornecedor.
Com a utilização cada vez mais frequente de plataformas de compras, a estratégia do leilão reverso tem se tornado uma forma popular de alcançar todos esses objetivos.
O que é um leilão reverso?
Em um leilão reverso, o comprador apresenta uma solicitação através do portal ou plataforma de compras.
Após publicada essa solicitação, os fornecedores competem entre si para vender aquele bem ou serviço.
No cenário, existem muitos nomes e termos diferentes para o processo de leilão reverso.
Aqui estão alguns deles:
- Leilão japonês: Nesse formato, o comprador estabelece uma oferta inicial e todos os fornecedores devem concordar. O preço irá diminuir e todos devem concordar ou discordar dessa redução à medida que o leilão continua. Esse processo continua até o ponto em que o último fornecedor disposto a concordar ganhe o negócio. O processo de leilão reverso japonês é ideal quando o comprador deseja limitar as informações disponíveis para os potenciais licitantes. Além disso, o mesmo pode executá-lo mesmo que haja apenas um participante do lado do fornecedor.
- Leilão holandês: Aqui, um comprador declara abertamente de antemão o preço que ele pode pagar, o produto e a quantidade desejada. O preço nesse tipo começa baixo e aumenta em intervalos fixos. O primeiro fornecedor a aceitar o lance vence o leilão. Em um leilão holandês reverso, o comprador listará um produto, uma quantidade e um preço que ele gostaria de pagar. Os fornecedores podem optar por entrar ou sair por uma parte ou a totalidade da quantidade.
- Leilão aberto: Este é um tipo muito transparente de leilão reverso onde todos que apresentaram a oferta tem pleno conhecimento do valor na liderança. A licitação normalmente começa com altos ou no máximo definido pelo comprador e cai de forma constante. Isto significa que todos os participantes começam com um campo de igualdade e todos têm uma chance igual de competir pela licitação vencedora.
Leilões reversos podem ser muito efetivos para adquirir o melhor preço em material quando conduzidos de modo que não prejudique a relação com os fornecedores atuais.
Para compras em larga escala, o processo de aquisição comum pode muitas vezes ser devagar e burocrático, já que requer longas negociações antes de um valor mutuamente agradável ser atingido.
Nesse contexto, compras através de leilões reversos são recomendadas, para otimizar a etapa de negociações e maximizar a redução de custos.
Quando fazer um Leilão Reverso?
Apesar de ser uma estratégia de muitas vantagens, é importante ter em mente que o leilão reverso tem especial valor em situações específicas.
Por exemplo, se um bem ou serviço é oferecido somente por alguns poucos fornecedores, o leilão reverso não é a maneira ideal de abordar esse cenário.
A modalidade é muito mais funcional quando existem diversos fornecedores oferecendo os materiais desejados, de forma que exista competição entre eles.
Em outras palavras, para decidir se um leilão reverso é a melhor escolha, uma análise do mercado naquele momento é a primeira etapa.
Nesse sentido, o crescimento de sistemas digitais na área de compras tem permitido que múltiplos fornecedores e compradores se conectem de maneira mais fácil e eficiente a qualquer momento.
Esses sistemas permitem que profissionais e até mesmo AIs façam análises do contexto geral do cenário para decidir o quão funcional seria um leilão reverso naquelas condições.
Por quê usar essa estratégia?
Leilões em geral são vantajosos para compradores já que expandem o seu campo de fornecedores para incluir pequenos e grandes negócios igualmente que do contrário poderiam nunca entrar no seu radar.
Entretanto, ao iniciar um leilão reverso através de uma plataforma de compras todos os efeitos são maximizados.
Quando fornecedores apresentam suas ofertas, a empresa compradora pode procurar o ofertante que oferece as melhores condições de maneira fácil e rápida.
Ao invés de negociar individualmente com cada interessado, o negócio pode imediatamente escolher o fornecedor que ofereça a melhor qualidade, preço, prazo para entrega e outros fatores necessários para que a sua supply chain continue de forma fluida.
Da mesma forma, esse processo permite encontrar fornecedores adicionais em caso de problemas em qualquer outra etapa.
Além disso, com o uso de sistemas de compra toda essa monitoração pode ser automatizada e as informações de cada vendedor são facilmente acessíveis para o gestor de compras.
No mais, existem diversas vantagens que surgem com o uso do leilão reversos, além dessas acima podemos citar também:
Corte de custos
Esse é um dos benefícios mais óbvios.
Construir um ambiente em que os fornecedores competem entre si em uma plataforma aberta, como dito anteriormente, aumenta a competitividade.
Isso é claramente percebido na redução drástica de valores exigidos pelos participantes, mas se mostra também nas muitas outras ofertas que os mesmos podem fazer durante o leilão para que sejam mais atrativos ao comprador.
Esse corte de custos se estende além de economias a curto prazo e inclui até mesmo aumentos no lucro geral e benefícios adicionais a longo prazo.
Eficiência no processo
Os leilões reversos podem ajudar a agilizar o processo de aquisição, já que proporcionam facilidade e rapidez nas transações.
A documentação se torna mais centralizada, o que maximiza a organização ao mesmo tempo em que a coordenação com fornecedores também é mais fácil, visto que a programação e troca de mensagens podem ser gerenciadas em uma única plataforma.
Compradores poupam recursos
No formato tradicional de sourcing, fornecedores frequentemente fornecem informações nos seus próprios formatos e estilos.
Com leilões reversos, no entanto, especialmente aqueles em plataformas digitais, os fornecedores enviam suas propostas em um formato padronizado e com todas as informações requeridas pelo comprador já apresentadas.
Dessa forma, empresas que utilizam tal estratégia preservam tempo e recursos, visto que isso simplifica a comparação.
Não somente isso, um sistema de compras completo também permite que ambos os lados se comuniquem e refinem os detalhes de cada proposta
Conclusão
Leilões reversos são um jeito efetivo de otimizar seus processos de compra e até mesmo encontrar novas oportunidades de negócio.
Essa técnica de aquisição depende fortemente do cenário atual no seu mercado e por isso é indispensável ter acesso às informações necessárias para tomar essa decisão.
Se você tem interesse em explorar a plataforma de compras da Gobuyer é só clicar aqui ou assinar a nossa newsletter!