Lead Time: o que é e para que serve?

Em um mercado competitivo, cada detalhe faz a diferença.

E para manter a sustentabilidade econômica de uma empresa e seus clientes satisfeitos, as empresas são pressionadas a manter os custos baixos e fazer entregas rápidas.

Afinal de contas, os consumidores são cada vez mais sensíveis ao tempo.

Enquanto isso, a fim de equilibrar as despesas, as empresas devem encontrar maneiras de administrar corretamente seus estoques, pois a falta de materiais terá impacto na produção e pode levar a atrasos – o que é insatisfatório para o fluxo da cadeia de fornecimento.

Um estoque com um excesso de itens é um sinal terrível para as empresas: afinal, produtos ociosos afetam o faturamento da empresa, geram mais custos de armazenagem e podem até causar perdas financeiras.

Neste cenário, é fundamental para a empresa conhecer o lead time de compras, para a melhor operação possível de sua cadeia de suprimentos.

Portanto, se você quiser saber mais sobre este indicador e sua importância para seu negócio, leia a explicação que se segue e entenda o porquê!

O que é Lead Time?

Este conceito se refere ao tempo de fornecimento, ou seja, o tempo total necessário para entregar um produto ao consumidor final, através de todas as etapas de produção, a partir do momento em que ele é encomendado.

O conhecimento destes dados é vital para o sucesso de um projeto de fabricação.

Com ele, os gerentes podem planejar melhor todos os procedimentos de aquisição de material e garantir um fluxo de operação contínuo.

Lead time é um termo trazido da Engenharia de Produção. De forma muito simplificada, pode ser entendido como o período decorrido desde o pedido do consumidor até a entrega de um produto ou serviço.

Entretanto, levando em consideração esta definição básica, podemos explorar outros pontos e compreendê-lo mais profundamente.

Alguns executivos podem pensar que a solução para diminuir o lead time – e assim oferecer entregas mais rápidas – é a tática de manter os estoques em níveis elevados.

Entretanto, além de ser uma manobra arriscada, esta estratégia não resolve realmente o problema.

Por que Lead Time é importante em Procurement?

A consciência do prazo de entrega de uma empresa insta os gerentes a refletir melhor sobre cada passo que um produto dá até sua entrega ao cliente.

Portanto, se este índice for desfavorável, soluções podem ser concebidas e iniciativas podem ser implementadas para forçar a redução de tal período.

É até possível fazer isso identificando e eliminando erros, gargalos e tempos de espera durante toda a produção.

A partir do momento em que o lead time de uma empresa é descoberto, seus executivos podem se esforçar para adotar uma metodologia de Supply Chain mais enxuta e produtiva, a fim de diminuir o tempo de fornecimento e o tempo de entrega ao cliente.

O lead time também apoia o planejamento e a organização da gestão da cadeia de suprimentos.

Se a área de compras conhece exatamente este período, eles podem usar estes dados para analisar a compra dos materiais necessários e determinar o tempo correto para fazer uma nova compra.

É óbvio que ignorar estes dados ou calcular incorretamente o tempo de aquisição pode causar uma produção desordenada.

A compra de produtos com bastante antecedência não é eficaz: os materiais podem chegar muito mais cedo do que o esperado, e então devem ser armazenados em estoque.

Isto é extremamente prejudicial se os itens forem perecíveis ou tóxicos, por exemplo. Além disso, o acúmulo de insumos pode perturbar outros processos.

Por esta razão, quanto mais informação, controle e precisão na aquisição e gestão da cadeia de fornecimento, melhor será a definição do tempo de entrega e alinhamento do processo. O fluxo da operação funcionará então de forma mais suave.

Quais os benefícios de otimizar o seu Lead Time?

O lead time é uma métrica essencial em muitas indústrias.

O cálculo confiável de prazos de entrega precisos é crucial para evitar um atraso no fornecimento, o que poderia afetar negativamente a satisfação do cliente, as dependências dos empreiteiros e a eficiência de custos em todos os setores.

Aqui estão as 4 razões mais importantes pelas quais os prazos de entrega são importantes:

1. Melhor produtividade

Quando os prazos de entrega são calculados com precisão e compreendidos por ambas as partes, a empresa pode planejar operacionalmente um tempo de inatividade limitado ou inexistente, o que significa que a mesma pode produzir a uma taxa maior e atender a demanda a um padrão melhor.

2. Redução de custos

Em linha com o ponto anterior, esta razão também tem efeitos significativos sobre o resultado final de uma empresa.

O tempo de inatividade e o desperdício custam dinheiro, seja nos custos de armazenagem ou no custo de mercadorias não comercializáveis e estragadas.

A redução dos prazos de entrega significa aumentar a lucratividade, e você só pode realizar a redução dos prazos de entrega depois de ter descoberto os prazos atuais.

3. Satisfação do cliente

Isto se aplica tanto a negócios B2C quanto B2B. Ignorando o elemento competitivo de oferecer melhores prazos de entrega, os clientes normalmente acabarão mais satisfeitos com seus serviços se eles forem cumpridos mais rapidamente.

O valor agregado de prazos de entrega mais rápidos incentivará a fidelidade do cliente e terá um impacto positivo em suas receitas futuras.

4. Dependências de projetos

No contexto da gestão do projeto, os prazos de execução são importantes quando uma determinada tarefa ou atribuição é necessária antes que o progresso possa ser feito para o resto do projeto.

Por exemplo, para completar uma campanha de marketing, os designers gráficos dependem dos redatores para completar seus rascunhos.

Eles exigem estimativas de lead time dos redatores a fim de manter o progresso da campanha sem problemas.

Como o software certo pode melhorar seu lead time

As funções específicas das plataformas de compras incluem o gerenciamento de processos com fornecedores, varejistas e clientes para que os materiais e outros itens sejam entregues nas quantidades certas e no momento certo.

Isso é feito para garantir um fluxo ideal de materiais e produtos suficiente para atender a demanda do cliente.

Essas aplicações de software também fornecem análises que ajudam a melhorar o fluxo de materiais, estoque e pedidos de clientes. 

Os sistemas de compra podem ser usados em todos os pontos ao longo do processo de aquisição ou desenvolvimento do produto até o seu cumprimento.

Os processos que podem ter sido realizados por equipes separadas no passado podem agora ser realizados em uma única plataforma integrada.

Por exemplo, as exigências e o sourcing podem ter sido anteriormente duas operações diferentes.

Com o software, eles podem ser coordenados para garantir que os clientes estejam recebendo seus materiais ou marcas preferidas.

Conclusão

As empresas que dependem fortemente do Procurement enfrentam inúmeros desafios no ambiente comercial atual.

Os obstáculos incluem escassez de mão-de-obra e transporte marítimo, aumento dos custos de frete, sistemas cada vez mais complexos e mudanças nas expectativas dos clientes.

A plataforma de compras certa pode ajudar a gerenciar todas essas questões.

A chave é garantir que a solução utilizada seja compatível com suas necessidades e com a tecnologia existente.

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