Do que se trata o frete FOB? Um Guia Completo

À medida que o comércio global continua a crescer, as mercadorias podem ser enviadas de qualquer parte do mundo.

Ao lidar com fronteiras internacionais, leis e impostos de diferentes países, compradores e vendedores precisam de um entendimento detalhado de quem é o proprietário da mercadoria, quem é responsável e quem paga no caso de uma cobrança inesperada.

FOB é um termo de embarque que significa “free on board” (livre a bordo) e foi criado visando abordar estas questões.

Se um embarque é designado FOB, então assim que o embarque da mercadoria deixa o armazém do vendedor, o vendedor registra a venda como completa.

O comprador é o proprietário do produto a caminho de seu armazém e deve pagar quaisquer despesas de entrega.

O que é FOB?

O FOB é usado na indústria de varejo para definir a parte responsável pelo pagamento das despesas de transporte e fornece informações sobre onde durante a viagem a mercadoria muda de propriedade do vendedor para o comprador.

Todas as remessas nacionais devem ser acompanhadas por um conhecimento de embarque, um conhecimento de venda e um FOB, que define os termos de venda.

Normalmente, o vendedor paga as despesas iniciais de remessa ao armazém ou ponto de distribuição, e o comprador as leva de lá.

A propriedade e responsabilidade pelas mercadorias mudam de mãos e o comprador assume os custos de transporte para locais de varejo ou armazéns locais.

Como um embarque de mercadorias pode ter um longo caminho a percorrer, o FOB determina se o vendedor ou o comprador é responsável em cada etapa da viagem.

A especificação deste aspecto garante que o embarque seja continuamente segurado por uma ou outra parte durante toda a viagem.

O FOB também declara se o comprador ou o vendedor pode controlar a viagem em si, o que pode ser importante no caso de interrupção da cadeia de suprimentos, lidando com a empresa de frete, ou situações em que custos adicionais são incorridos.

A empresa de transporte, transportadora ou empresa de entrega não está envolvida no FOB, mas também assume a responsabilidade pelas mercadorias enquanto em trânsito.

Eles são responsáveis pela entrega das mercadorias dentro do prazo e sem danos.

A maioria dos compradores define um conjunto padrão de termos para todas as transações, e depois negocia com fornecedores específicos se for necessário fazer ajustes.

Enquanto o pedido de compra define a compra em si, o FOB acrescenta informações sobre como as mercadorias são manuseadas, seguradas, movimentadas e quem as possui até que ponto.

Os documentos vão de mãos dadas para definir completamente a transação.

Por que FOB é importante?

FOB é um termo comum usado para todos os tipos de envio, tanto doméstico quanto internacional.

Os pedidos e contratos de embarque muitas vezes descrevem o tempo e local de entrega, pagamento, quando o risco de perda muda do vendedor para o comprador, e qual parte paga os custos de frete e seguro.

Para a maioria dos embarcadores, FOB é o termo de venda mais frequentemente recomendado. Por quê? Porque permite um maior controle tanto sobre o frete em si quanto sobre os custos de frete.

Quando o cliente pode selecionar seu próprio transportador de frete, ele acaba tendo mais controle sobre o embarque, conseguindo escolher a rota escolhida e o tempo de trânsito.

Eles então têm o benefício de trabalhar com uma empresa durante todo o processo de transporte.

Isso significa um ponto central de contato para quaisquer dúvidas ou problemas que possam surgir.

Trabalhar com uma empresa garante ainda mais que a transportadora estará trabalhando com os melhores interesses do cliente em mente, já que seu único objetivo é levar o frete até o destino especificado.

Além disso, a FOB dá mais controle ao comprador.

Os compradores têm a capacidade de escolher seu próprio transitário de carga, de modo que eles têm mais acesso às informações sobre seu transporte de carga e cronograma.

Eles também podem mais facilmente rastrear seus pacotes e lidar com suas próprias disputas com as alfândegas ou transportadoras de carga.

Os vendedores também gostam de FOB porque não têm que lidar com tantas preocupações de transporte. Se os itens forem danificados ou perdidos durante o trânsito, os vendedores não têm nenhuma responsabilidade.

Os compradores devem tratar de todas as reclamações e danos, assumindo todos os custos relacionados.

Observe que um transportador ou empresa de transporte de carga ainda é responsável por qualquer dano causado durante o trânsito.

Entretanto, no caso da FOB, o transportador trabalharia exclusivamente com o comprador e o seguro do comprador para resolver quaisquer reclamações ou disputas.

Quais as vantagens do FOB para o Comprador?

Há uma razão pela qual o FOB é tão popular entre compradores e vendedores; as responsabilidades de cada parte lhes dão o maior controle enquanto a carga está em seu território.

A vantagem para o comprador ao comprar sob FOB é que eles têm o maior controle sobre os custos de logística e envio, o que lhes permite escolher seus métodos de envio. 

FOB permite ao comprador selecionar seu agente de carga para toda a remessa. Em vez de depender do fornecedor para parte ou para todo o processo de frete.

O comprador só precisa confiar em uma única empresa durante todo o processo de transporte, minimizando assim o potencial de erro de comunicação entre duas empresas de transporte. 

Os processos FOB também são a opção mais econômica, pois permitem que o comprador compre pela melhor taxa de transporte possível.

Enquanto a transferência de risco ocorre quando as mercadorias são carregadas com segurança no navio de transporte, o despachante do comprador é responsável por todo o processo de transporte.

Assim que a carga deixa o armazém do vendedor, o comprador está de posse da carga, e pode controlar melhor o resultado bem-sucedido de seu embarque.

Conclusão

FOB é muitas vezes recomendado para compradores porque oferece maior controle a um preço mais baixo.

Geralmente, quando se trata de FOB, o processo se assemelha a este:

  • O vendedor carrega o bem no navio de carga da escolha do comprador.
  • Vendedor libera a mercadoria para exportação em seu país.
  • O transportador de carga pega e assina para o pacote, momento em que o título da mercadoria é transferido ao comprador.
  • O comprador é então responsável pelos custos de seguro e riscos associados ao transporte do frete durante todo o restante da duração do trânsito.

Quer saber mais sobre como melhorar seu processo de aquisição? Adote agora a plataforma GoBuyer para adquirir o melhor no que a aquisição digital tem a oferecer.