Ter ótimos fornecedores como parte de sua empresa melhora o serviço prestado aos clientes e sua eficiência.
Um bom relacionamento com um fornecedor também pode lhe proporcionar um apoio comercial muito necessário, que pode oferecer uma nova perspectiva e incentivar a realização de negócios.
Afinal, se a sua empresa estiver crescendo, a empresa dos seus fornecedores também crescerá.
No entanto, para manter um ótimo relacionamento com o fornecedor, você precisa abordá-lo da maneira correta.
Do que se trata o desenvolvimento de fornecedores?
Mesmo com o grande número de tarefas diferentes que precisam ser concluídas para o sucesso de uma empresa moderna, os profissionais mais astutos da cadeia de suprimentos sabem que a construção de relacionamentos com fornecedores é uma parte crucial do desenvolvimento positivo dos negócios.
Os fornecedores não só podem ter um impacto direto sobre suas margens de lucro, como também influenciam o atendimento ao cliente: se suas entregas forem atrasadas, por exemplo, que tipo de impacto isso terá sobre a maneira como as pessoas o percebem?
Quando uma empresa constrói relacionamentos sólidos com os fornecedores, pode garantir que conseguirá obter os melhores resultados possíveis nessas áreas.
Da mesma forma que seus fornecedores entendem que você tem um valor para eles como cliente, você deve retribuir dando aos seus fornecedores apenas o melhor tratamento.
Por quê se importar com desenvolvimento de fornecedores?
Relacionamentos próximos e de longo prazo com seus fornecedores podem ser bons para todos os envolvidos.
Sua empresa não pode ser bem-sucedida sem o apoio dos vendedores e fornecedores que lhe fornecem as mercadorias, os serviços e os materiais de que você precisa para operar.
No mundo dos negócios atual, as compras são uma parte fundamental de qualquer estratégia comercial sólida.
E não é difícil entender por quê.
Trabalhar com os mesmos fornecedores e vendedores a longo prazo permite que você obtenha economia de custos, trabalhe em conjunto com mais eficiência e reduza os riscos da cadeia de suprimentos e de conformidade.
Você pode colaborar com seus vendedores e fornecedores para impulsionar a inovação e conquistar o mercado, além de desfrutar de retornos crescentes sobre seu investimento de tempo e confiança em um relacionamento com o fornecedor.
Compreender as nuances de seus relacionamentos com fornecedores pode ajudar você e seus fornecedores a atender melhor às necessidades uns dos outros e a encontrar oportunidades de melhoria.
Ao gerenciar seus relacionamentos com os fornecedores, há três áreas principais nas quais você deve se concentrar: avaliação do relacionamento, estímulo à parceria e valor agregado.
- Avaliação do relacionamento: Essa área inclui tanto a avaliação inicial quanto a avaliação contínua de seus fornecedores atuais. Antes de firmar uma parceria com um fornecedor, você precisa avaliar se ele está à altura de seus padrões. Por exemplo, eles são capazes de atender aos pedidos no prazo? Eles têm uma estrutura de comunicação sólida? Ele é confiável?
Mesmo depois de selecionar um fornecedor, é importante avaliar sua eficácia de forma contínua.
Sua organização precisa saber se os fornecedores estão tendo o desempenho esperado ou se estão atrasados em alguma área.
Nenhum relacionamento comercial pode ser totalmente funcional se houver falta de entendimento sobre responsabilidades, necessidades e expectativas.
- Incentivo à parceria: Pode parecer estranho discutir suas necessidades e expectativas com um fornecedor, mas essa é uma conversa da qual ambos podem se beneficiar. Como um componente essencial para o sucesso mútuo, é importante criar uma cadência de comunicação honesta. A troca de necessidades e expectativas fortalece o relacionamento e cria uma conexão autêntica, na qual é menos provável que ambos sejam surpreendidos por uma atualização dos requisitos de sua parceria ou pela sobrecarga causada por uma interrupção na cadeia de suprimentos.
- Valor agregado: Você e seus fornecedores devem estar sempre atentos a maneiras de agregar valor adicional ao seu relacionamento. Ao trabalharem juntos, analise seu processo em busca de lacunas ou possíveis barreiras e indique as áreas em que os fornecedores podem melhorar. Não tenha medo de descobrir também as oportunidades de fortalecer seu fornecedor, fornecendo orientação sobre onde ele poderia extrair valor por meio de extensão de linha ou eficiências de produtividade. O valor ressalta o relacionamento entre o fornecedor e a organização e é consistente – ao contrário dos requisitos de parceria que podem se flexibilizar e mudar ao longo do ciclo de vida.
Não é importante apenas identificar os requisitos e garantir que os fornecedores os atendam, mas também é essencial melhorar continuamente o relacionamento com seu fornecedor para obter o máximo de seus serviços.
Para isso, deve haver um relacionamento transparente, comunicativo e colaborativo para que ambas as partes possam encontrar áreas para melhorar com soluções eficientes.
Quais os benefícios de focar no desenvolvimento de fornecedores?
Ter uma rede de fornecedores é bom. Mas conectar-se a essa rede com uma estratégia sólida de gestão de relacionamento com fornecedores que agregue um valor substancial às suas operações comerciais é ainda melhor.
Alguns benefícios que sua organização pode perceber ao investir tempo e energia em seus relacionamentos com fornecedores são:
Ampliação de sua base de fornecedores
Os processos de negócios globalizados permitem que as organizações se conectem a fornecedores em todo o mundo.
Embora haja muitos benefícios no aumento do número de fornecedores disponíveis, isso também aumenta o número de fornecedores que você precisa gerenciar.
Para muitas empresas, isso significa que sua escala de operações se torna mais extensa e mais sofisticada.
Gerenciar o ciclo de vida de centenas de fornecedores de uma só vez e, ao mesmo tempo, criar e manter relacionamentos bons e sólidos com fornecedores essenciais não é uma tarefa fácil.
Garantir que seu processo de gestão de fornecedores inclua a gestão de relacionamentos facilita o gerenciamento de sua crescente base de fornecedores.
Obtenção de valor
Para manter a alta gerência satisfeita, você precisa provar o valor de cada relacionamento comercial.
As organizações começaram a reconhecer a necessidade de identificar rápida e eficientemente as oportunidades de redução de custos em sua cadeia de suprimentos.
A produção do fornecedor também passou a ser examinada, pois afeta diretamente os resultados da organização.
O ano passado mostrou como é importante que as organizações reajam rapidamente a mercados que sofrem interrupções e como é crucial que as empresas economizem gastos sempre que possível.
Encontrar maneiras de agregar valor aos relacionamentos com seus fornecedores o ajudará a reduzir custos desnecessários.
Simplificação de dados para análise
À medida que sua base de fornecedores cresce, cresce também a quantidade de inteligência acionável que você pode coletar dela.
O problema é que, com centenas de fornecedores, pode ser fácil que a coleta e a análise de dados se tornem demoradas, desorganizadas ou simplesmente esmagadoras.
É essencial que suas informações e dados valiosos sobre os ciclos de vida de seus fornecedores sejam simplificados à medida que sua base de fornecedores cresce.
O número de fornecedores com os quais você tem um bom relacionamento está diretamente relacionado à sua capacidade de otimizar os dados, analisá-los com eficiência e elaborar um plano para criar mais eficiências.
Aderência à conformidade
Gerenciar a conformidade de muitos fornecedores à medida que sua base de fornecedores cresce pode se tornar rapidamente uma dor de cabeça.
Com um sistema de gestão de fornecedores, você pode eliminar as tarefas tediosas e ver em tempo real quais dos seus fornecedores estão em conformidade e quais não estão.
A não conformidade é um dos maiores ônus financeiros para as empresas, portanto, garantir que todos os seus fornecedores permaneçam em conformidade é um dos maiores benefícios de ter um processo sólido de gerenciamento do relacionamento com fornecedores.
Conclusão
Um processo sólido de gestão de relacionamento com fornecedores beneficia tanto os compradores quanto os fornecedores.
Quando os compradores colaboram com sua base de fornecedores e trabalham com eles nos requisitos que esperam, o relacionamento duradouro resultante beneficia ambas as organizações.
Utilizar um processo que promova a comunicação, nutra a confiança e proporcione transparência pode ser uma das coisas mais importantes que um fornecedor pode fazer para fortalecer sua cadeia de suprimentos.
Com a nossa plataforma de compras, a GoBuyer ajuda os compradores e fornecedores a agregar valor ao seu relacionamento desde o primeiro dia.
Afinal de contas, os fornecedores não querem ser simplesmente empurrados por outro portal.
Nossa rede proporciona maior visibilidade das relações entre fornecedores e compradores e oferece aos fornecedores um painel de controle com a análise de suas transações e pagamentos.