A ideia básica das compras coletivas é que os compradores se reúnam para abordar um fornecedor sobre a compra de um produto em particular a granel.
Comprar em escala geralmente significa que eles podem negociar um preço mais baixo trabalhando em conjunto.
Mas um preço mais baixo não é o único fator motivador.
Este tipo de comércio pode até mesmo permitir transações que simplesmente não teriam sido viáveis sem a abordagem de compra em grupo.
Neste artigo apresentamos o valor de compras coletivas como uma estratégia importante na gestão de compras.
O que são Compras Coletivas
Comprar em grupos não é um conceito novo, mas estas comunidades têm sido enormemente beneficiadas pela tecnologia, particularmente pelas mídias sociais.
Isto significa que estes grupos são habilitados para diferentes tipos de compras e para diferentes tipos de consumidores.
O conceito de compras coletivas – também conhecido como compra em grupo ou compra comunitária – aproveita o poder de compra a granel para reduzir o custo de cada item.
Esta prática de comércio cria um acordo mutuamente benéfico para todas as partes envolvidas.
Os clientes desfrutam de um preço com desconto em suas compras, enquanto os comerciantes movimentam muitos produtos em uma única transação e reduzem os custos de entrega.
Como funcionam as Compras Coletivas
Nas compras, a compra coletiva normalmente acontece de duas maneiras. Uma é através de uma organização casual.
As partes interessadas se reúnem e programam uma compra para um produto, o que a presença de um líder designado facilita.
Estes indivíduos geralmente vêm das mesmas comunidades – locais físicos como bairros, apartamentos ou espaços digitais, tais como grupos e fóruns.
Alguns grupos informais podem eventualmente se transformar em um consórcio que intermedia acordos com comerciantes em benefício de seus membros.
O segundo método é mais organizado. Influenciadores ou formadores de opinião usam as mídias sociais e outras plataformas para reunir seguidores com o intuito de comprar um produto em massa, essencialmente organizando uma compra em grupo.
Os influenciadores, por exemplo, vendem um produto em uma quantidade limitada ou dentro de um período de venda especificado, geralmente com ofertas e descontos.
Às vezes, a compra em grupo é organizada por um intermediário.
Nesse caso, elas são organizadas em plataformas como a WhatsApp e a LinkedIn, em vários graus de formalidade, e estas tendem a ser específicas do setor.
Vantagens das Compras Coletivas
A ideia é utilizar o poder de compra a granel para que tanto os consumidores quanto o vendedor ou fornecedor se beneficiem da transação.
A variedade de alternativas nesse cenário é grandiosa, mas as vantagens se mantêm constantes. Dentre elas, podemos citar:
#1 – Credibilidade para o negócio
Para empresas menores, há uma vantagem real em incentivar e entrar em contato com grupos de compras coletivas.
Para empreendimentos mais novos que lutam para estabelecer uma cadeia de fornecimento e serem levadas a sério pelos fornecedores, juntar-se a um grupo pode ajudá-las a ganhar credibilidade como compradoras.
Alguns negócios também acham a abordagem de compras coletivas menos demorada, pois há menos fornecedores para lidar, menos faturas para gerenciar e, às vezes, requer menos tempo gasto na busca de negócios e na negociação.
#2 – Economia por item
Embora uma empresa individual possa conseguir uma quantidade decente de economia por conta própria, essa alternativa perde brilho em comparação com a economia que se pode ganhar com compras coletivas.
Organizações de compras em grupo combinam o poder de compra de diferentes empresas para negociar descontos que resultam em um preço por item não alcançável pela maioria das empresas individuais.
#3 – Networking
As organizações que mais se beneficiarão das compras coletivas são aquelas que entendem e aceitam a colaboração.
Ao reunir empresas com pessoas diversas, esses grupos são capazes de compartilhar as melhores práticas e trocar informações.
Igualmente, isso permite aos membros a oportunidade de trocar dicas de sourcing, experiências recentes e até mesmo histórias não relacionadas com um grupo de colegas.
#4 – Menor risco de compra
Grupos de compra coletiva buscam longevidade quando se trata de manter membros; por causa disso, o foco é sempre prover o melhor suporte.
A fim de dar aos usuários a melhor qualidade nos fornecedores, tais grupos submetem os potenciais fornecedores a um processo de verificação completo que garante a credibilidade e o valor dos produtos.
Em troca, os membros têm um risco de compra menor.
Trabalhar com fornecedores que são simplesmente a opção “mais barata” e fornecem pouco valor geral seria detrimental para o grupo em questão.
Quais cuidados tomar com Compras Coletivas?
Empresas que oferecem serviços de compra coletiva tomam muito cuidado com questões de segurança e atendimento.
Visto que seus principais clientes são outras empresas, é importante que cada detalhe funcione com eficiência e comodidade.
Dito isso, existem algumas recomendações para negócios interessados em fazer uso de tais serviços.
Viabilidade financeira
É fundamental fazer um estudo financeiro da oferta e margens de descontos possíveis, com o valor mínimo da oferta versus quantidade disponibilizada.
Isso porque mais do que fazer uso de ofertas surpreendentes, é essencial saber se a sua empresa está em um contexto financeiro em que tais investimentos serão rentáveis.
É claro, compras coletivas serão mais vantajosas do que as compras individuais a longo prazo, mas ter consciência da viabilidade dessas compras naquele momento é de igual importância.
Ocasião adequada
Na mesma linha da primeira recomendação, é recomendável ter em mente se o seu contexto temporal se adequa aos custos relacionados com as compras coletivas.
Isso porque em certos períodos os mesmos produtos podem ter ofertas diferentes, tornando muito mais vantajoso aguardar pelo tempo oportuno.
Aspectos logísticos e operacionais
Todo o esforço de investimento pode não trazer o retorno esperado se a situação logística da empresa não comporta compras nos volumes ofertados por sites de compras coletivas.
Antes de utilizar esses canais, faça um planejamento estruturado, listando quais recursos necessários para fazer uso dos produtos adquiridos da melhor forma.
Conclusão
Compras coletivas podem ser uma estratégia interessante para determinados tipos de negócio.
Se você é um gestor de compras ou trabalha no setor saiba que existem plataformas como a Gobuyer que organizam e simplificam processos de compra.
Essas plataformas permitem cotar preços, localizar fornecedores em grande escala e gerenciar suas compras em um só lugar.
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