Compras 4.0: Mudando o paradigma da Aquisição

A Primeira, Segunda e Terceira Revoluções Industriais envolveram avanços em mecanização e energia, produção em massa e tecnologia de computadores, respectivamente.

Como contrapartida, a Quarta Revolução Industrial (também conhecida como Indústria 4.0) está diretamente relacionada ao surgimento de sistemas digitais que cada vez mais estão colocando o mundo físico online.

Procurement, por exemplo, passou de uma função que tinha que ser gerenciada pessoalmente ou pelo correio, para algo que pudesse ser alimentado digitalmente.

À medida que a indústria 4.0 continua a ganhar vapor, é claro, as compras terão que continuar evoluindo e, em última instância, substituir as chamadas telefônicas e as mensagens de e-mail por sistemas digitais mais totalmente integrados.

A questão é: como será isso realmente, e o que os fabricantes e outras empresas da cadeia de suprimentos podem fazer para que isso aconteça?

O que são Compras 4.0?

Na era da indústria 4.0, toda a cadeia de produção está ostensivamente se tornando digital.

Os planejadores podem monitorar a produção em tempo real a partir do conforto de uma torre de controle da cadeia de abastecimento, e as posições de caminhões, contêineres e até mesmo paletes para cima e para baixo na cadeia logística podem ser facilmente acessadas.

Desta forma, é possível não apenas visualizar, mas também analisar o fluxo de abastecimento de ponta a ponta, refinando e otimizando redes e planos, mesmo que já estejam em andamento.

Quanto mais profundamente integrado cada ponto de contato estiver neste paradigma, mais eficaz se torna cada outro processo.

Historicamente, o processo de aquisição tem sido dividido em etapas essenciais que garantem às empresas a obtenção dos materiais necessários, o trabalho com parceiros confiáveis e a entrega de valor a seus próprios clientes.

Embora a aquisição seja uma parte importante deste processo, é apenas uma parte de uma operação de aquisição maior.

As compras 4.0 devem ser vistas como algo de uma mudança de paradigma.

Embora o processo de aquisição tenha sido quase sempre sobre a redução de custos para a empresa maior, ele pode, em vez disso, ser um centro de lucro próprio.

Imagine: equipes de compras alavancando a percepção das forças de mercado com base em dados para não apenas reduzir custos para seu próprio departamento, mas também para identificar novos fluxos de receita, parcerias e oportunidades para a operação maior.

Como eram as compras antes do 4.0?

Embora as novas tecnologias estejam tornando possível trazer maior transparência à cadeia de fornecimento – seja entre as empresas e seus fornecedores ou seus próprios clientes – a visibilidade completa de ponta a ponta ainda não foi alcançada em escala industrial.

Em vez disso, os Chefes de Compras e suas equipes se encontram em uma espécie de limbo.

Por exemplo, os sistemas de transporte, armazenamento e gerenciamento de pedidos podem estar dando aos gerentes uma visão essencial sobre o estado dos veículos, seus níveis de estoque e a localização dos pedidos em processo.

Entretanto, outras partes da cadeia de fornecimento ainda estão limitadas por formulários de pedidos em papel, ligações telefônicas entre empresas e comunicação por e-mail desatualizada.

Como aplicar as Compras 4.0?

Para conseguir esta transição, as organizações precisarão desenvolver novas propostas de valor, atender a novas necessidades comerciais, integrar dados em toda a cadeia de valor, introduzir ferramentas e processos digitais e extrair insights do uso inteligente de dados.

A jornada até as Compras 4.0 é caracterizada por capacitadores que ajudarão as compras a impulsionar a inovação na empresa e a gestão em tempo real de uma cadeia de fornecimento interligada.

Aqui estão alguns exemplos de táticas e sistemas que auxiliam nesse processo:

1. Plataformas de eProcurement

Muitas organizações não têm uma imagem clara do “o que” estão comprando em todas as categorias de despesas, de “quem” estão comprando e “quanto” estão gastando.

Para resolver esta questão, uma plataforma de compras ajudará a aumentar a visibilidade dos gastos em toda a cadeia de valor e aumentar a eficiência nos gastos porque centraliza o rastreamento, ajudando assim a alavancar o volume e reduzir os custos.

  • Conformidade contratual: Rastreia pedidos e contratos com fornecedores e introduz templates no processo, levando a uma maior economia e aumento da produtividade dos fornecedores.
  • Repositório de catálogos: Todas as ofertas de produtos de fornecedores estão disponíveis eletronicamente e proporcionam aos oficiais de compras maior visibilidade das informações de produtos e preços.
  • Integração interna: Melhora a colaboração entre departamentos internos, eliminando assimetrias de informação.

2. Análise de dados

A análise de dados, com a ajuda de diagnóstico, análise prescritiva e preditiva ajuda a identificar padrões em contratos, padrões de compra, opções de pagamento, prever interrupções na cadeia de fornecimento e otimizar os fluxos de valor existentes.

Algoritmos inteligentes reduzem grandes volumes de dados de fontes heterogêneas para serem agregados, processados e analisados.

As análises resultantes podem ser usadas para entender fornecedores e clientes, prever tendências de mercado e investigar falhas de máquinas e produtos.

3. Gerenciamento de fornecedores

Os sistemas de Gerenciamento de Fornecedores permitem a coordenação em tempo real das partes interessadas em uma cadeia de valor.

Após uma empresa ter implementado com sucesso as capacidades analíticas de dados em seu processo de aquisição, os executivos serão capazes de extrair insights sobre dados de compras, financeiros e externos, assim como prever mudanças nas classificações de risco dos fornecedores.

4. Capacitação das pessoas

Na jornada até as Compras 4.0 as organizações precisarão “repensar” as capacidades de seus talentos.

As empresas precisarão criar novos perfis de trabalho, tais como compradores de novas categorias de itens, especialistas em contratos, especialistas em propriedade intelectual, cientistas de dados e muito mais.

Somente se o pessoal de compras estiver digitalmente capacitado é que uma empresa pode se beneficiar plenamente das oportunidades oferecidas pela digitalização.

Conclusão

Dada a extrema complexidade e a fragmentação endêmica das cadeias de abastecimento, não é provável que se faça uma mudança rápida para as Compras 4.0.

Em vez disso, as empresas precisarão estabelecer parcerias e exercer influência sobre seus parceiros na cadeia de suprimentos para alcançar a visibilidade de ponta a ponta que procuram.

Os parceiros da cadeia de suprimentos que desenvolverem as capacidades necessárias se alinharão em torno de prioridades compartilhadas e, em última instância, cumprirão a promessa desta próxima onda em aquisições.

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