O objetivo de uma marca omnichannel é proporcionar aos clientes uma experiência de compra sem interrupção em todos os canais.
Interagir com potenciais clientes no desktop, dispositivos móveis e canais offline proporciona uma cobertura aprofundada para ajudar a converter compradores potenciais em clientes fiéis.
É aqui que entra em jogo a adoção de plataformas de compras.
Um sistema de compras permite às empresas coordenar seus esforços de aquisição e promover seus produtos e serviços em numerosas plataformas.
O que é Omnichannel?
O Omnichannel é uma abordagem de nutrição e envolvimento do usuário na qual uma empresa dá acesso a seus produtos, ofertas e serviços de suporte aos clientes ou prospectos em todos os canais, plataformas e dispositivos.
Em vez de oferecer apenas suporte em seu website, por exemplo, uma empresa ofereceria suporte através do Facebook Messenger, chat ao vivo, e-mail e telefone.
Com uma estratégia omnichannel em vigor, você estará alcançando seus clientes onde eles estão.
Isso significa que eles não precisam mais procurar e procurar para encontrar a marca em questão: não importa onde estejam, sua equipe ou seus produtos estão a apenas um clique, um e-mail, uma mensagem direta ou um telefonema.
O cliente pode fazer compras online a partir de um computador de mesa ou dispositivo móvel, por telefone, ou em uma loja física e a experiência será igualmente fluida.
Qual a vantagem de adotar o Omnichannel?
O Omnichannel é uma forma abrangente de interagir com os clientes/consumidores.
A ideia de reduzir o esforço do cliente é central para o imperativo do omnichannel.
Não importa qual canal o cliente use para interagir com uma marca, essa informação deve ser armazenada centralmente e disponibilizada imediatamente através de qualquer outro canal.
Dessa forma, esse consumidor não terá que se repetir desnecessariamente ou duplicar esforços para conseguir fazer algo.
Não é conveniente fazer com que os clientes repitam toda a sua jornada do zero cada vez que interagem com um agente ou canal diferente.
O que são plataformas de compras?
Um software de e-procurement é uma solução baseada em nuvem que fornece ferramentas que facilitam cada etapa do processo de aquisição.
Eles permitem sourcing digital, compras, gerenciamento de gastos, mitigação de riscos e até mesmo outros aspectos críticos do gerenciamento de fornecedores através de uma única interface.
Com uma plataforma de qualidade, as organizações de compras podem construir sistemas transparentes de compras eletrônicas não só para equipes internas, mas também para fornecedores.
Estes sistemas podem apoiar atividades de compras transacionais de curto prazo como criação de pedidos ou faturamento, bem como atividades estratégicas de longo prazo como gestão de relacionamento com fornecedores e mitigação de riscos.
Como as plataformas de compra podem otimizar o omnichannel?
Cada empresa de varejo terá sua própria maneira de ter sucesso com o modelo Omnichannel.
Atualmente, cada vez mais empresas estão participando do comércio eletrônico, em sua maioria pequenas e médias empresas.
Nesse contexto, a automatização dos processos de compra traz grandes vantagens para as marcas em questão, dentre elas:
1. Maior Produtividade
Uma plataforma eficiente de compras pode ajudar as empresas a cortar muito do desperdício e da ineficiência que aumentam os custos e os prazos de entrega.
As empresas que utilizam sistemas de compras podem eliminar o tempo que seria desperdiçado fazendo pedidos por telefone ou correio, assim como o tempo necessário para acompanhar esses pedidos manualmente.
2. Aumento do controle
Plataformas de compras também proporcionam um grau muito maior de controle do que os métodos tradicionais de aquisição.
Todas as informações sobre compras online são centralizadas no ambiente digital, proporcionando ao gestor de compras e à equipe de administração mais controle.
Além disso, este controle pode ajudar a reduzir problemas comuns de fornecimento, incluindo erros de preços, duplicação de pedidos, falta de estoque, excessos de estoque e omissões de pedidos.
3. Maior Poder de Compra
O E-procurement também permite às empresas e proprietários de negócios manter melhor os dados e gerenciar mais facilmente seu relacionamento com os fornecedores.
Estas informações podem ajudar as empresas a negociar melhores descontos por volume e alavancar mais efetivamente seu poder de compra.
Igualmente, também dá às empresas o poder de consolidar mais facilmente suas aquisições, resultando em um poder de compra ainda maior e custos gerais mais baixos.
4. Maior Precisão
Uma plataforma de compras também pode ajudar a reduzir muito os erros humanos que podem resultar dos sistemas tradicionais de pedidos.
É possível usar várias partes da estratégia de e-procurement, e implementar somente aquelas partes que fazem sentido para seu próprio negócio.
A integração de sua rede de fornecedores permite relatórios em tempo real e comparação entre eles; não há melhor maneira de aumentar o número potencial de fornecedores e ter vantagem na negociação de itens altamente competitivos.
A capacidade de comparar preços e prazos de entrega em tempo real é uma das melhores e mais eficazes partes da implementação de uma estratégia de e-procurement.
Conclusão
Uma plataforma de compras robusta oferece um valor inigualável para as empresas que buscam aplicar Omnichannel ao trabalhar nos pontos de dor tanto das equipes de sourcing quanto das equipes de vendas.
A plataforma GoBuyer traz consigo diversas ferramentas e dashboards para acelerar iniciativas de transformação digital dentro da aquisição.
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