Em que momento os produtos importados que atravessam as fronteiras nacionais passam de ser propriedade do vendedor para ser propriedade do comprador?
Onde exatamente a propriedade é entregue? Quem é responsável pelos riscos e custos enquanto a mercadoria estiver em trânsito?
Os acordos de transporte internacional entre comprador e vendedor ajudam a responder a estas perguntas de forma juridicamente vinculativa.
Os Termos de Comércio Internacional (Incoterms) determinam quem assume a responsabilidade e a responsabilidade pelas mercadorias em um determinado ponto ao longo da linha de transporte.
Qual é a diferença entre FOB e CIF e qual é o melhor para o seu negócio?
Vamos analisar estes diferentes contratos e até mesmo os documentos de embarque envolvidos.
FOB (Free On Board): A Definição
Free On Board (FOB) se refere ao contrato de venda de mercadorias entre as partes.
Neste contrato, o vendedor entregará e carregará as mercadorias a bordo de um navio às suas próprias custas, com o objetivo de despachá-las para o comprador.
Deve-se observar que somente as despesas relacionadas com o carregamento da mercadoria serão arcadas pelo vendedor.
Além disso, no momento em que a mercadoria é carregada no convés, o risco passa para o comprador.
Como resultado, ele será responsável pelo frete, seguro e outros encargos subsequentes.
Conforme este contrato, o expedidor ou vendedor das mercadorias as desembarca para fins de exportação e também entrega o mesmo no porto.
Além disso, se e quando as mercadorias forem carregadas no convés do porto de embarque em questão, o comprador será responsável pelas mercadorias, a partir desse momento.
Uma vez que o vendedor cumpra estas obrigações, a obrigação contratual do vendedor chega ao fim.
Além disso, a entrega da mercadoria ao comprador é concluída por parte do vendedor.
Portanto, o comprador seria responsável pelo pagamento do preço da mercadoria na apresentação dos documentos de embarque a ele.
O comprador tem que pagar o preço mesmo quando a mercadoria tiver sido perdida até aquele momento.
Responsabilidades FOB e Transferência de Risco
Sob as regras do Incoterms 2020, FOB significa que o vendedor cumpriu sua obrigação quando a mercadoria é carregada no navio de transporte.
Com FOB, o vendedor é responsável pelo carregamento da mercadoria no transporte, enquanto o comprador é responsável por tudo o mais necessário para levar a mercadoria até o destino final.
O risco ou a responsabilidade pelas transferências de mercadorias do vendedor para o comprador quando as mercadorias estão a bordo do navio, assim que este estiver em trânsito, e o comprador assume os custos a partir desse ponto.
CIF (Cost, Insurance and Freight): O que significa
CIF significa Cost, Insurance and Freight Contract (Custo, Seguro e Contrato de Frete). Conforme este contrato, o vendedor assume a responsabilidade de carregar a mercadoria no convés, escolhido para a entrega da mercadoria.
Além disso, o custo do frete e do seguro até o porto de destino é suportado pelo vendedor.
Um contrato CIF é um contrato para a venda de mercadorias a um preço no qual o custo da mercadoria, o seguro e os custos de frete estão incluídos.
Portanto, nesses contratos, o comprador assume os encargos de seguro no momento do trânsito e os encargos de frete.
Isto porque estes encargos são adicionados ao preço da mercadoria.
Portanto, a parte crucial deste contrato é o vendedor ser obrigado a se oferecer para fazer a entrega dos documentos de embarque com prazo determinado ao comprador.
Além disso, em caso de falha do vendedor na entrega dos documentos em um prazo razoável, então o vendedor será culpado de violação do contrato.
Entretanto, na entrega pontual dos documentos ao comprador, o comprador verificará se eles estão completos em todos os aspectos. Portanto, o comprador deverá tomá-los e pagar a quantia acordada.
Responsabilidades CIF e Transferência de Risco
Com CIF, o vendedor assume a responsabilidade pelas mercadorias desde suas instalações até o porto de destino.
Ou o vendedor pode adquirir mercadorias que já tenham sido carregadas em um navio e que estejam em trânsito. Este tipo de “venda em cadeia” – a venda múltipla de mercadorias durante o trânsito – não é incomum para mercadorias como grãos.
O vendedor é responsável pelo carregamento de mercadorias devidamente embaladas a bordo do navio que ele indicou e o custo de transporte até o porto de destino nomeado do lado do comprador.
Ele também deve contratar um seguro para, pelo menos, o porto de destino.
O comprador aceita a responsabilidade desde o porto de destino até seu armazém.
É importante que o contrato de venda defina claramente em que ponto do porto de destino essa responsabilidade é transferida. Isso inclui o descarregamento da mercadoria do navio?
O risco ou a responsabilidade pelas transferências da mercadoria do vendedor para o comprador uma vez que a mercadoria esteja a bordo do navio no porto de embarque.
Quando usar CIF vs FOB?
Tanto o Cost, Insurance, and Freight (CIF) como o Free on Board (FOB) têm prós e contras únicos; por isso, é vital decidir qual opção é a melhor para suas necessidades específicas.
Da perspectiva de um vendedor, FOB pode ser a opção mais atraente, pois permite minimizar seus custos de frete e repassá-los para o comprador.
Entretanto, se você estiver preocupado com o risco de danos ou perdas durante o trânsito, então o CIF pode ser uma escolha melhor.
O CIF, por outro lado, é melhor se você quiser que o vendedor seja responsável por todos os custos associados ao transporte, incluindo seguros e custos de frete.
Como comprador, este acordo lhe alivia de muitos problemas.
Você não precisa se preocupar em arranjar transporte ou seguro para a mercadoria, o que pode ser um alívio enorme se você estiver lidando com um grande embarque ou se você não tiver conhecimento das regulamentações alfandegárias.
O que é melhor: FOB ou CIF?
Então, qual opção é melhor-FOB ou CIF?
Em última análise, não há uma resposta única; é essencial considerar cuidadosamente qual é o melhor método para sua situação particular.
Entretanto, a maioria dos compradores opta pelo FOB, já que ele tende a ser mais acessível e mais fácil de administrar.
Por outro lado, o CIF pode ser uma escolha melhor para os vendedores que estão bem conectados e têm relações estabelecidas com fornecedores de transporte marítimo, seguradoras e autoridades alfandegárias.
Como você pesa os prós e os contras destes acordos de embarque, é importante ter em mente que seu objetivo final deve ser garantir que as mercadorias cheguem com segurança ao seu destino.
Em última análise, isto dependerá de uma série de fatores, incluindo custos de transporte e estratégias de gerenciamento de risco, portanto, avalie-os cuidadosamente ao tomar sua decisão.