As lições do Mundo VUCA para Gestão de Compras

Tem havido muita discussão recentemente sobre os desafios de operar no que alguns têm chamado de mundo “VUCA”.

VUCA é um acrônimo para os termos Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (Volatile, Uncertain, Complex, Ambiguous) – os quatro elementos que se tornaram as marcas registradas do ambiente de negócios de hoje.

Estas condições são distintamente diferentes daquelas que proporcionaram o pano de fundo para os negócios no passado.

Como resultado, tornou-se evidente que as habilidades gerenciais e os conjuntos de mentes necessários para lidar com este novo mundo são bastante diferentes daqueles que eram suficientes no passado.

Em nenhum outro lugar isso é mais verdadeiro do que no processo de aquisição.

Qual a história do mundo VUCA?

VUCA é um acrônimo – usado pela primeira vez em 1987, para descrever ou refletir sobre a taxa de mudança acelerada (volatilidade), a falta de previsibilidade (incerteza), a interconexão, as forças de causa e efeito (complexidade), e o forte potencial de erros de leitura (ambiguidade) das condições e situações gerais.

Posteriormente, o VUCA foi cunhada pelo Exército dos EUA nos anos 90 para descrever o mundo pós-Guerra Fria.

O significado mais profundo de cada elemento do VUCA ajuda a prever o comportamento de grupos ou indivíduos em organizações.

Ele explica as falhas sistêmicas e as falhas comportamentais, características do fracasso organizacional.

  • A volatilidade tem a ver com o ritmo crescente das mudanças, seja nos mercados, na indústria ou no mundo em geral. É claro que as coisas mudam constantemente e até mesmo a maneira como tais mudanças acontecem está mudando. Nos últimos tempos, esta volatilidade tem sido ampliada tanto pelo avanço tecnológico quanto pela globalização. Também se observa que quanto mais volátil o mundo é, mais as coisas mudam e o que está certo hoje, pode não estar certo amanhã.
  • A incerteza tem a ver com a medida em que podemos prever razoavelmente o futuro. Não podemos confiar em nossa capacidade de identificar o que acontecerá em um ambiente empresarial e quanto mais incertas forem as coisas, mais difícil será prever o futuro. É cada vez mais difícil prever o que acontecerá e a probabilidade de surpresas tem aumentado.
  • A complexidade é sobre as muitas partes diferentes e interligadas dos problemas que enfrentamos. Quanto mais elementos de um problema ou ambiente houver, mais difícil se torna analisar e chegar a uma solução racional. Onde as coisas são complexas, uma ação pode ter consequências que não estão previstas.
  • A ambiguidade é não ter clareza suficiente em relação a um problema para tomar uma decisão informada sobre ele. As informações podem ser incompletas, contraditórias ou imprecisas demais para se tirar conclusões definitivas. Onde há ambiguidade, você está enfrentando o desconhecido com falta de clareza, sem respostas simples e com múltiplas camadas para os problemas e a situação atual.

Desde então, a ideia do mundo VUCA foi adotada pelos líderes de todos os setores da sociedade para descrever a natureza do mundo em que eles operam.

O significado particular e a relevância do VUCA muitas vezes se relacionam com como as pessoas observam as condições sob as quais tomam decisões, planejam, gerenciam riscos, promovem mudanças e resolvem problemas.

A ideia do mundo VUCA foi logo retomada pela comunidade civil, que começou a perceber que elementos do mesmo também se aplicavam aos mercados voláteis e condições difíceis que as empresas frequentemente enfrentam.

O conceito do mundo VUCA começou a ser aplicado nas discussões da diretoria onde ele influenciou a tomada de decisões e foi usado como um método de entendimento onde havia falta de previsibilidade e assim ajudando a melhorar o desempenho comercial.

Como o mundo VUCA é útil em um ambiente comercial?

Desenvolver uma boa compreensão do mundo VUCA pode ajudar os líderes modernos a apreciar melhor o cenário em rápida mudança no atual mundo dos negócios e os desafios que os líderes enfrentam.

É importante que os líderes de hoje compreendam as expectativas depositadas neles e que tenham as habilidades e a mentalidade necessárias para se adaptarem a esses desafios.

Esses líderes precisam ser adaptáveis e ter as habilidades mentais e emocionais adequadas para administrar a incerteza e o risco.

Além de ajudar a preparar os líderes, o mundo VUCA pode atuar como uma lista de verificação dos fatores-chave que uma organização deve considerar na tomada de suas decisões.

Ele dá alguma clareza sobre as questões enfrentadas e ajuda a se concentrar nas incógnitas dos desafios empresariais enfrentados tanto interna como externamente.

O mundo Vuca afetará como eles fazem planos, gerenciam riscos, se adaptam às mudanças e resolvem problemas.

Não podemos necessariamente contar com os antigos métodos de previsão e planejamento. Portanto, precisamos adaptar nossos métodos e abordar estas questões de maneiras novas e criativas.

Isso nos ajuda a elaborar planos capazes de se adaptar às mudanças constantes e flexibilizar onde a flexibilidade é necessária. 

Em última análise, o mundo VUCA nos ajuda a perceber que as velhas formas de trabalho não podem ser confiáveis e ter sucesso atualmente significa ser ágil e conseguir se adaptar às mudanças dos ventos.

Nossa jornada não vai ser sempre linear e tornou-se uma necessidade real de viver o momento e mudar quando necessário.

Como o mundo VUCA perturba a cadeia de fornecimento?

Os desafios do mundo VUCA se encaixam como uma luva para as empresas de supply chain.

Aqui trazemos alguns exemplos de como o VUCA poderia perturbar as operações comerciais dos fabricantes, atacadistas e empresas de logística.

Manufatura

Hoje, a instabilidade no espaço do varejo tradicional está adicionando incerteza aos fluxos de receita de longa data para os fabricantes.

Agora, os modelos de venda do passado não são suficientes para que os fabricantes possam competir, crescer e prosperar.

Para melhor atender a esta nova classe de clientes, eles precisam agilizar os processos de negócios, como o de encomenda em dinheiro.

Os fabricantes incapazes de modernizar os processos de negócios que geram receita, baseados em interações estreitamente integradas com seus parceiros comerciais, bem como as aplicações, ficarão para trás no jogo das expectativas.

Pedidos lentos criam experiências ruins para os clientes.

A falha em completar transações em tempo hábil aumenta o risco comercial, prejudicando a marca, ou aumentando a rotatividade.

É por isso que os fabricantes devem tentar automatizar o máximo possível.

Para os processos de pedidos, isso significa integrar firmemente as lojas de comércio eletrônico e os mercados digitais para aperfeiçoar seus modernos canais de receita para o sucesso.

Logística

Quer se trate de frete aéreo, transporte marítimo, logística de terceiros (3PL), ou armazenagem e estoque, os prestadores de serviços de logística lidam com a complexidade – tanto em termos operacionais como digitais.

Com a demanda global em alta, as empresas que movimentam mercadorias de um lugar para outro estão vendo um crescimento exponencial.

Elas precisam ser ágeis na forma como embarcam em novos parceiros e clientes.

Além disso, a adaptação e o gerenciamento diário das conexões e fluxos de trabalho operacionais existentes garantem que eles possam proporcionar experiências excepcionais aos clientes.

As empresas de logística simplesmente não podem desperdiçar tempo e recursos valiosos na entrada manual de dados.

É essencial acelerar o tempo para o valor para seus clientes, possibilitado por processos de concurso de carga para faturas apertados e ininterruptos.

Além disso, ao integrar diretamente o mundo externo de clientes, transportadoras e parceiros comerciais com sistemas internos de gerenciamento de transporte (TMS), sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) e ERPs, isso só fortalecerá esses processos comerciais.

Conclusão

A mudança acontece. Sempre aconteceu e sempre acontecerá. Às vezes, ela é iniciada. Muitas vezes é inesperada.

Compreender que é inevitável é o primeiro passo para aceitar essa realidade e depois ser capaz de se preparar para ela e lidar com ela.

Rotular estas circunstâncias como VUCA não altera esta realidade.

Mas a rotulagem nomeia o problema que precisamos resolver de forma pró-ativa.

Quando tudo é dito e feito, lidar com estes desafios começa e termina com uma liderança proativa e forte e criar uma cultura, processos e estrutura de alto desempenho projetada para lidar efetivamente com a mudança.

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