Business Intelligence na Gestão de Compras: Tecnologia e transformação

O business intelligence (inteligência de mercado) usa análises, várias tecnologias e software para recuperar e extrair dados brutos de sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) e outras fontes de dados e, em seguida, convertê-los em fatos utilizáveis e aplicáveis.

O BI é capaz de resumir os dados em informações significativas, em tempo real e baseadas em fatos que facilitam e simplificam a tomada de decisões.

Esse recurso pode ajudar as empresas a resolver alguns problemas de longa data relacionados a informações.

Com as organizações de compras assumindo o papel central como mecanismos de valor estratégico para as empresas às quais dão suporte, colocar o business intelligence em bom uso nas compras não é mais opcional para as organizações que desejam crescer e competir com eficiência.

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI) é um processo tecnológico de análise de dados e extração de insights para dar suporte a uma melhor tomada de decisão nos negócios.

Os sistemas de BI coletam grandes volumes de dados de várias fontes e os transformam em informações acionáveis que podem ser usadas para promover melhorias no desempenho.

Um dos principais recursos do BI é sua capacidade de fornecer acesso em tempo real a métricas críticas de negócios, como níveis de estoque, desempenho de fornecedores e análise de gastos.

Com essas informações na ponta dos dedos, as equipes de compras podem identificar rapidamente tendências e padrões nos dados que podem impactar as decisões de compra ou afetar as operações da cadeia de suprimentos.

A inteligência de negócios não é apenas a análise de gastos; ela abrange todos os elementos envolvidos no processo de procurement, desde a inteligência do mercado de suprimentos até a inteligência de mercado. 

O business intelligence consiste em analisar dados históricos, contextualizá-los e prever tendências ou padrões futuros, ao mesmo tempo em que otimiza as ações de sourcing e compras existentes.

Em sua forma mais avançada, ela permite que as empresas tomem decisões de aquisição ou de negócios antes que os possíveis cenários entrem em vigor.

Qual a importância do Business Intelligence?

O uso de soluções de inteligência de mercado em serviços de aquisição tem sido adotado em muitas empresas como um fator estratégico de crescimento.

O aumento da aceitação e da demanda por esses serviços é atribuído aos processos cada vez mais complexos da cadeia de suprimentos moderna e à necessidade de fortalecê-los para lidar com as interrupções contínuas.

O aumento dos preços globais das commodities e a maior volatilidade destacaram ainda mais a importância do uso da inteligência de mercado em todos os serviços de aquisição para impulsionar a resiliência e o valor dos negócios.

Quais os benefícios do Business Intelligence?

O business intelligence pode poupar as organizações de dores de cabeça operacionais e financeiras.

Ao aproveitar o software de compras, as empresas podem coletar dados que informam decisões comerciais e de compras mais inteligentes.

Informação é poder. A coleta e a análise dos dados de aquisição corretos aumentam o acesso da empresa às informações.

Como resultado, o business intelligence pode ajudar as empresas a criar estratégias de sourcing inovadoras, sustentáveis e eficientes. 

Veja como a inteligência de mercado beneficia as empresas:

1. Economizar dinheiro

Economizar dinheiro é a principal prioridade de um CPO. O procurement inteligente dá suporte a um dos maiores geradores de lucro, a análise de gastos. 

Ele pode ajudar as empresas a economizar dinheiro e permite que as equipes de aquisição comparem facilmente os custos de novos fornecedores, adicionem um limite aos gastos de um projeto, funcionário ou departamento, mostrem padrões de gastos e evitem pagamentos excessivos com a análise de contratos.

2. Negociar melhores propostas

As ferramentas inteligentes de aquisição ajudam os profissionais de compras a avaliar os preços de mercado e a solicitar preços justos.

Isso evita que sua equipe entre em qualquer negociação às cegas. 

3. Obter melhor percepção do fornecedor

Quando a inteligência do mercado de fornecedores é coletada, o software de procurement pode mostrar às empresas onde comprar e de quem comprar.

As ferramentas inteligentes de aquisição ajudam as empresas a comparar o desempenho e os preços dos fornecedores, para que possam trabalhar com fornecedores testados e comprovados que oferecem consistentemente o melhor valor. 

4. Crie planos de categoria eficazes

O software de procurement ajuda a criar inteligência de categoria ao longo do tempo. Os gerentes de categoria criam categorias e segmentam os gastos da empresa de acordo com produtos ou serviços semelhantes ou relacionados e os organizam por valor, fornecedor, tipo ou volume.

A inteligência de compras avalia esses planos de categoria, o que leva a uma escala aprimorada e a relacionamentos mais fortes com os fornecedores.

5. Mitigar riscos

O procurement inteligente ajuda as empresas a tomar decisões mais estratégicas de sourcing. Ele considera fatores internos e externos, como necessidades de compra e orçamento versus escassez de suprimentos.

As ferramentas de automação reduzem os riscos associados a decisões erradas de aquisição.

Elas não apenas levam as empresas a trabalhar com os fornecedores certos, mas também reduzem os erros humanos, como compras repetidas ou erros administrativos.

6. Aumentar a sustentabilidade

A necessidade de cadeias de suprimentos sustentáveis e transparentes está crescendo a cada dia. A inteligência de compras facilita o alinhamento das empresas com os fornecedores e canais de distribuição certos.

Da mesma forma, oferece a elas uma visão de longo prazo de seus gastos, recursos e processos de aquisição para que possam fazer ajustes no sentido de se tornarem mais ecológicas e economicamente sustentáveis.

Como aplicar Business Intelligence na Gestão de Compras?

A implementação do Business Intelligence em compras pode parecer uma tarefa assustadora, mas, com as estratégias e ferramentas certas, pode ser um processo eficiente.

Antes de mais nada, você precisa identificar quais pontos de dados são essenciais para suas operações comerciais.

Isso inclui itens como métricas de desempenho do fornecedor, relatórios de análise de gastos, níveis de estoque e outros.

Depois de saber quais dados você deseja capturar, a próxima etapa é configurar um sistema que possa coletar essas informações com precisão e em tempo real.

É importante investir em um software confiável que permita o fácil rastreamento dessas métricas importantes.

Depois de capturar os pontos de dados necessários por meio do sistema escolhido, é hora de analisá-los.

Use ferramentas de visualização, como painéis ou gráficos, que facilitam a compreensão das tendências pelas partes interessadas em um piscar de olhos.

A etapa final é usar essas informações analisadas de forma eficaz, tomando decisões informadas sobre a seleção de fornecedores ou negociações de contratos com base em insights relevantes sobre compras.

A implementação do Business Intelligence no setor de compras envolve a identificação de fatores críticos necessários dos fornecedores/fornecedores/contratados; a configuração de sistemas que coletam informações em tempo real com precisão e a análise visual desses insights antes de decidir como eles devem ser usados com eficiência em todas as áreas estratégicas que afetam os processos de compras

Conclusão

Os sistemas de business intelligence fornecem às empresas insights em tempo real sobre suas cadeias de suprimentos e as ajudam a tomar decisões orientadas por dados que otimizam suas operações e economizam custos.

Com a implementação de ferramentas de BI, as organizações podem ter uma melhor compreensão do desempenho de seus fornecedores, identificar possíveis problemas antes que eles surjam e negociar contratos melhores.

Os benefícios do uso de sistemas de business intelligence em compras são inegáveis.

Desde a redução de riscos até o aumento da transparência, as organizações que adotam essas soluções se posicionam para o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.

Por isso, é mais importante do que nunca que as empresas invistam em tecnologias de ponta, como o BI, para simplificar os processos em todos os departamentos.