Networking em compras: como aplicar nos seus negócios?

O Networking pode fornecer recursos para o crescimento da empresa.

Uma rede de negócios de alta qualidade pode proporcionar oportunidades de recrutamento, lucros maiores e conhecimento chave do setor.

Ao aprender mais informações fundamentais sobre networking empresarial, você pode garantir o sucesso de uma empresa e melhorar suas próprias habilidades empreendedoras.

Neste artigo, definimos networking nos negócios, explicamos como funciona e discutimos por que é importante para o processo de compras.

O que é Networking?

O Networking comercial é o ato de manter relações positivas com clientes e outros profissionais de sua indústria.

Manter uma lista de contatos pode permitir que um gestor compartilhe ideias importantes, mantenha-se atualizado sobre os desenvolvimentos do setor e alcance as metas comerciais.

O mesmo também pode oferecer e receber orientação profissional valiosa ou aprender sobre oportunidades de emprego.

Para criar uma rede benéfica, os profissionais de compras frequentemente procuram intencionalmente oportunidades para expandir sua lista de contatos profissionais.

O trabalho de Networking não é apenas a troca de informações com outros – e certamente não se trata de pedir favores.

O Networking consiste em estabelecer, construir e nutrir relacionamentos de longo prazo e mutuamente benéficos com as pessoas que você encontra, seja esperando para pedir seu café da manhã, participando de um congresso importante para o setor ou assistindo a uma conferência de trabalho.

Não é preciso se juntar a várias associações profissionais e participar de todos os eventos de networking que surgem em seu caminho para ser um networker de sucesso.

Como funciona o Networking comercial?

O Networking normalmente ocorre em um evento do setor organizado para que vários profissionais possam se conectar no mesmo local, discutir tópicos relevantes e trocar ideias.

Você também pode encontrar oportunidades similares online através de certas plataformas de mídia social, fóruns e webinars.

Após a conclusão desses eventos, você pode trocar informações de contato com outros profissionais presentes ou seguir sua conta online para se manter atualizado sobre suas atividades comerciais.

Ao manter relacionamentos positivos com esses indivíduos, você pode trocar conselhos e insights que podem ajudá-lo a desenvolver um empreendimento de sucesso.

Os 3 Tipos de Networking

Existem três tipos de Networking importantes nos negócios: operacionais, pessoais e estratégicas.

Enquanto muitos gerentes se destacam na construção e utilização de sua rede operacional, eles muitas vezes ignoram suas redes pessoais e estratégicas.

O Networking operacional envolve o cultivo das relações com as pessoas de que você precisa para realizar seu trabalho.

Isto pode significar trabalhar de perto com seu gerente de Recursos Humanos para garantir que você contrate as pessoas certas ou desenvolva relacionamentos dentro de outros departamentos para ganhar apoio para suas iniciativas.

A maioria das pessoas domina esta habilidade, ou elas não estariam na gerência.

Mas alguns gerentes não chegam a ter alcance suficiente para construir todos os relacionamentos que precisam a longo prazo.

Nesse contexto, o Networking pessoal é um pensamento posterior para muitos gerentes ocupados.

Entretanto, estes Networkings permitem que você conheça um grupo diversificado de profissionais que pensam da mesma maneira.

Eles também são uma forma de desenvolver habilidades sociais importantes para muitos profissionais e podem ser o primeiro lugar que um profissional se volta quando começa a pensar em expandir seus negócios.

O Networking estratégico é o mais difícil, mas o mais essencial se os gerentes quiserem se tornar líderes empresariais.

Este permite aos gestores compartilhar ideias sobre as melhores práticas em gestão, aprender novas abordagens e acompanhar de perto os desenvolvimentos nos negócios e na tecnologia.

Isso ajuda os gerentes a ver o panorama geral e a criar sua própria abordagem visionária.

Como iniciar o processo de Networking?

Se você está procurando maneiras de aumentar seu perfil de compras públicas, o networking dá aos fornecedores a chance de interagir com os compradores com os quais eles querem ganhar trabalho.

Há muitas maneiras de sua empresa usar o networking estrategicamente nas compras, aqui estão algumas das mais eficazes:

Envolver-se com os vendedores certos

Você lerá muitos blogs que aconselharão sua empresa a se colocar lá fora, participando de eventos de networking e da indústria. Este é um bom conselho. Entretanto, o truque para o sucesso em eventos é assistir aos eventos certos.

Se você quiser ganhar mais oportunidades com o setor público, certifique-se de que está considerando eventos onde organizações voltadas para Procurement ou Supply Chain estejam se exibindo ou participando.

Ganhe uma presença na mídia social

Se você perdeu um evento de compras ou planeja participar no próximo ano, nunca é cedo ou tarde demais para fazer conexões e ganhar a atenção dos compradores através das mídias sociais.

Plataformas como Twitter e LinkedIn dão a ambos fornecedores e compradores a oportunidade de expandir suas redes onde quer que eles estejam baseados; quer eles estejam procurando se conectar com profissionais em sua região ou no resto do mundo.

Entre em contato ativamente

Não tenha medo de se aproximar! É importante construir relações estratégicas com aqueles que trabalham no setor de compras e aquisição, pois isso pode ajudar sua empresa a entender melhor suas necessidades.

Da mesma forma, coloca sua empresa em um bom lugar para fazer quaisquer adaptações em seu produto ou serviços antes que surjam oportunidades futuras.

Conclusão

Por mais que a construção de Networking seja benéfica para sua carreira e até mesmo para sua vida pessoal, a realidade é que ela não vem naturalmente para muitas pessoas.

Na verdade, para alguns, a ideia de iniciar uma conversa com um estranho em uma conferência ou evento incita ao pavor.

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