O que é OTIF: KPIs da Logística

Ao longo dos últimos anos, a on-time-in-full (OTIF) cresce em importância em toda a indústria logística.

Seu crescimento e adoção tem sido na maioria impulsionado por grandes empresas.

Este artigo abrange a definição de OTIF e sua importância na cadeia de fornecimento.

O que é OTIF (on-time-in-full)?

On-time in-full (OTIF) é uma métrica da cadeia de fornecimento para medir o desempenho na indústria de logística.

OTIF geralmente se refere à capacidade de um fornecedor de entregar o produto dentro das janelas de entrega prescritas e em quantidades completas encomendadas.

Também conhecida como DIFOT – entrega completa, dentro do prazo – a OTIF tornou-se popular quando o Walmart adotou este KPI em uma iniciativa para avaliar a eficácia de seus fornecedores.

Foi então que o Walmart começou a avaliar os fornecedores com base em sua capacidade de entregar as encomendas a tempo – e aplicou multas àqueles que não conseguiam cumprir.

A OTIF é agora amplamente utilizada para avaliar o desempenho da cadeia de fornecimento e particularmente quando se trata de planejamento de estoque, otimização de estoque e atendimento de pedidos.

Ela foi projetada para melhorar as operações das lojas nas empresas e rapidamente levou a uma série de grandes mudanças, uma vez que foi rapidamente adotada por outros varejistas e empresas.

Mais notadamente, por penalizar as cargas que chegavam cedo, assim como tarde, deu origem a uma maior necessidade de executar as operações da cadeia de abastecimento com precisão extrema.

E, no processo, exigiu uma percepção mais precisa do status e disposição dos ativos da cadeia de suprimentos do que nunca antes.

Como o OTIF funciona?

OTIF é um KPI da cadeia de fornecimento que avalia a capacidade de um fornecedor para cumprir seus compromissos de entrega.

Ela mede a capacidade do fornecedor de enviar produtos nas quantidades solicitadas, no local certo e dentro do prazo estabelecido.

Como explicado na análise McKinsey ‘on-time, in-full’ no setor de consumo, “a OTIF mede a extensão em que os embarques são entregues ao seu destino de acordo tanto com a quantidade quanto com o cronograma especificado no pedido”.

Um número crescente de empresas está empregando o OTIF como KPI para monitorar sua eficiência logística.

A principal razão para isto ser uma métrica superior é que, ao contrário dos KPIs como o SOT (shipped-on-time) e o OTP (on-time performance), a OTIF calcula os pedidos que satisfazem ambas as condições: concluídos corretamente e entregues no prazo.

Portanto, ela dá às empresas uma visão abrangente da qualidade de seus serviços de logística.

Quais os benefícios de adotar o OTIF?

As empresas especializadas em logística e expedição na supply chain têm suas chapas cheias no momento, especialmente quando se trata de demandas dos consumidores para a entrega do frete em tempo integral.

O esforço contínuo e a pressão para criar cadeias de abastecimento resilientes e garantir entregas são ainda mais desafiados por um ambiente de mudanças dramáticas e flutuantes.

Com a crescente demanda por escalabilidade e adaptabilidade, os expedidores, que podem manusear pacotes e garantir entregas dentro do prazo, têm as melhores chances de sucesso no mercado atual.

Os muitos benefícios das melhores práticas de entrega e expedição da OTIF podem ser resumidos da seguinte forma:

Melhoria da imagem de marca e da reputação da indústria

Talvez o benefício mais significativo que os expedidores podem obter com uma entrega confiável, pontual e completa é uma imagem de marca melhorada entre os clientes.

Da mesma forma, sua reputação no setor também melhorará quando forem conhecidos pelo sucesso na entrega no prazo.

Estas situações facilitam a captação de novos clientes por parte das empresas de transporte, a manutenção de sua base atual e uma rede com transportadoras e 3PLS mais eficaz.

Estes benefícios são alguns dos mais diretos e impactantes de alcançar com sucesso os KPIs de entrega no prazo e em tempo integral.

Agilizar os processos e facilitar tudo vem como um subproduto natural dos processos OTIF e vai muito além para melhorar a imagem da marca e a reputação do expedidor para alcançar melhores resultados. 

Risco menor de devoluções e reembolsos

O monitoramento bem-sucedido e a entrega de promessas pontuais e completas podem ajudar os expedidores a diminuir o risco e a frequência de devoluções.

Os serviços expressos de remessa e entrega concentram-se em conseguir para os clientes o que eles querem quando eles querem.

Quando as coisas não concordam com suas necessidades, os consumidores desejam um reembolso ou substituição o mais rápido possível.

A gestão logística mostra que a frequência de devoluções explodiu à luz das atuais turbulências do mercado e da crescente demanda por entrega em tempo hábil.

Melhores relações de transporte

Outro benefício que as empresas de transporte marítimo podem usufruir quando em tempo integral é a norma, e não a expectativa de entregas, é a melhoria das relações em todos os setores.

Os embarcadores que podem oferecer entregas confiáveis em tempo integral a seus clientes também têm melhores chances de formar relações positivas com transportadoras e outros embarcadores.

É fácil ver a conexão entre os KPIs de entrega pontual e completa e a melhoria geral das relações com a indústria quando a entrega OTIF se torna o padrão que todos estão trabalhando para alcançar.

E com a melhoria das relações com transportadoras e corretores de carga, os embarcadores podem atender mais facilmente às necessidades dos clientes e às demandas do mercado para manter o mais alto nível de sucesso na entrega OTIF. 

Custos mais baixos de transporte e taxas relacionadas

O transporte e as tarifas de transporte continuam sendo uma preocupação significativa para aqueles que oferecem serviços de transporte.

Quando as empresas podem fornecer entregas pontuais e completas e quando elas aperfeiçoam suas opções personalizadas para garantir a entrega em tempo integral, as tarifas e taxas diminuem significativamente.

Sem grandes atrasos, tempo ocioso excessivo e resposta lenta aos atrasos, a carga chega aonde precisa ir enquanto os custos permanecem mínimos.

Menos combustível, entregas mais completas e motoristas mais produtivos levam a custos menores. A melhoria do equilíbrio custo/lucro é outra razão pela qual a entrega pontual e completa tornou-se um ponto focal para os expedidores hoje em dia.

Os serviços de transporte de carga e a entrega OTIF melhoram o gerenciamento de custos, tornando as despesas mais gerenciáveis.

Como o KPI OTIF pode medir o desempenho?

Quando compradores avaliam as parcerias, a capacidade de uma transportadora de entregar o produto no prazo e em teares cheios é grande em suas decisões.

Portanto, se as equipes de logística não estiverem atingindo as metas estabelecidas pelos principais clientes, elas precisam adotar a transportadora correta para esse negócio.

Se o problema for decorrente de mau planejamento, má fabricação ou processos de armazenagem inadequados, eles precisam trabalhar mais estreitamente com outras partes interessadas para resolver quaisquer problemas.

O OTIF como KPI oferece um claro incentivo para as empresas elevarem sua pontuação o máximo possível com o mais alto grau de consistência.

Com esse objetivo em mente, as plataformas de visibilidade em tempo real causam um enorme impacto ao oferecer transparência para que os operadores possam entender melhor as razões subjacentes a qualquer questão relacionada à OTIF.

Por exemplo, uma pontuação baixa está relacionada a problemas de produção ou um atraso na armazenagem?

Talvez seja um problema de agendamento de compromissos, ou um gargalo causado pela tentativa de enviar muitas encomendas no mesmo dia?

Talvez a transportadora não esteja permitindo tempo de trânsito suficiente, ou esteja enviando motoristas que não têm as horas certas de serviço. O OTIF pode ajudar o gestor a descobrir.

Os sistemas de visibilidade da cadeia de suprimentos chegam à(s) causa(s) raiz(s) destes problemas e ajudam os gerentes a planejar mais proativamente.

Uma maior agilidade, consequentemente, se traduz em melhores tomadas de decisão que resultam em melhores pontuações na OTIF.

Conclusão

Uma alta taxa OTIF é sinônimo de serviço logístico eficaz e competitivo.

Isso porque a satisfação do cliente é maior quando os pedidos são entregues segundo os termos estabelecidos e no tempo e maneira acordados.

Por esta razão, cada vez mais empresas estão medindo seu próprio desempenho logístico com esta métrica, além do desempenho de seus fornecedores. 

Entretanto, contra um pano de fundo omnichannel, o gerenciamento manual dos pedidos dificulta a medição da métrica OTIF.

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