Saber que tipo de modelo de terceirização é melhor depende da complexidade da cadeia de fornecimento e dos objetivos estratégicos de cada empresa, e da natureza de seus produtos e da maneira como o setor lida consigo mesmo.
Quando se trata de logística, muitas empresas estão cientes dos 3PLs e de seu papel na agilidade da cadeia de abastecimento.
Entretanto, o 4PL está agora ganhando reconhecimento de organizações maiores que procuram um parceiro de terceirização que possa, por si só, estrategiar, implementar e operar soluções complexas de cadeia de suprimentos de forma econômica.
O que é 4PL?
A logística de quarta parte, também conhecida como 4PL, é um modelo operacional no qual uma empresa terceiriza toda sua gestão e logística da cadeia de abastecimento a um prestador de serviços externo.
O parceiro será responsável por avaliar, projetar, construir, executar e medir soluções integradas de cadeia de fornecimento para o cliente.
Em nome do cliente, o parceiro único controla e gerencia a cadeia de abastecimento supervisionando a combinação de armazéns, empresas de navegação, agentes de carga e despachantes.
4PLs apoiam a gestão da cadeia de fornecimento de uma organização atuando como um integrador.
Eles curam, avaliam e lidam com recursos, processos e tecnologias requeridos por uma organização para gerenciar suas operações de cadeia de suprimentos.
Equipados com conceitos logísticos de gestão, os 4PLs alavancam a tecnologia para planejar, executar e conduzir o monitoramento da conformidade da cadeia de suprimentos de seus clientes.
Ao contrário de um fornecedor terceirizado (3PL), que supervisiona parte das operações da cadeia de abastecimento de uma empresa, um fornecedor 4PL é normalmente o único ponto de contato para o gerenciamento da cadeia de abastecimento.
Este fornecedor tem um escopo mais amplo de responsabilidades que incluem o gerenciamento de recursos, tecnologia e infra-estrutura e o fornecimento de insights estratégicos e gerenciamento.
O que são as outras “PLs”?
- A logística de primeira parte (1PL) é quando uma empresa possui seu processo logístico (pense nos agricultores que levam seus próprios produtos para os mercados).
- A logística de segunda parte (2PL) é provavelmente a primeira coisa que se pensa quando se ouve a palavra “logística” hoje. São empresas que fornecem exclusivamente o transporte de mercadorias, geralmente com uma frota interna de caminhões, navios e/ou aviões.
- A logística de terceiros (3PL) tem se tornado cada vez mais comum no mercado moderno devido ao movimento em direção a uma cadeia de fornecimento mais global. Eles podem ser vistos como 2PL de luxo. Fornecem as funções de 2PLs além de serviços adicionais como armazenagem, soluções de TI para melhor analisar boas rotas de transporte, despachos alfandegários e muito mais.
Quais os processo da 4PL?
Além de otimizar estes processos, um 4PL também integra com outras funções comerciais, tais como aquisição, fabricação, finanças, vendas e marketing, atendimento ao cliente e tecnologia da informação.
A 4PL compartilha riscos financeiros e operacionais com seus clientes, que podem ser mitigados pela otimização contínua das operações logísticas.
Tipicamente, um 4PL não possui um meio de transporte ou armazéns por conta própria.
Os fornecedores de 4PL se concentram na natureza transversal das funções orientadas ao cliente e ao processo para reunir insights e melhorar continuamente as operações eficientemente em termos de tempo, custo e cronograma.
4PL oferecem visibilidade completa, informação e comunicação em tempo real para coletar, armazenar e gerenciar dados de parceiros da cadeia de fornecimento.
Eles alinham fornecedores de 3PL, clientes e outros prestadores de serviços para gerenciar as expectativas e fornecer serviços de cadeia de suprimentos sem interrupção.
Quais os benefícios de 4PL?
Há inúmeras razões para empregar um 4PL, e os benefícios associados são ainda maiores.
Qualquer fornecedor de 4PL examinará cada área de sua cadeia de fornecimento ou rede de fornecedores e o ajudará a gerenciar os novos processos.
1. Solução de ponta a ponta
A Fourth Party Logistics fornece experiência de ponta a ponta em armazenagem, distribuição, gerenciamento de frete, tecnologia da informação e lida com cada componente ao construir as soluções mais adequadas.
Quando as empresas se aproximam de fornecedores independentes diretamente para seus serviços e exigências de infra-estrutura, elas frequentemente se encontram adquirindo produtos que os fornecedores estão ansiosos para vender, o que pode não ser a melhor escolha.
Assim, o principal benefício que uma empresa pode obter de serviços 4PL é uma abordagem baseada em soluções, em oposição a um produto pré-construído que é adaptado para seu modelo de negócios.
2. Gerenciamento de recursos
Um dos fatores de dor mais significativos para a maioria das empresas é o gerenciamento de vários fornecedores para o mesmo conjunto de operações ou para um conjunto distinto de operações.
Os prestadores de serviços 4PL procuram resolver este problema gerenciando todo o ecossistema de fornecedores e processos da cadeia de fornecimento do cliente.
Como os prestadores 4PL estão envolvidos desde a avaliação do fornecedor e as etapas de embarque, eles garantem que os sistemas, procedimentos e KPIs apropriados sejam implementados para garantir o bom funcionamento das operações.
Isto permite que as empresas se concentrem em suas principais competências.
3. Análise de dados
O prestador de serviços 4PL está encarregado de fornecer aos clientes relatórios analíticos e estratégicos para que a empresa possa crescer a longo prazo e atingir as metas de curto prazo.
Eles estão encarregados de elaborar e colocar em ação as estratégias que atenderão as necessidades do cliente.
A Fourth Party Logistics pode fornecer dados completos, avisos e insights para ajudar o cliente a tomar decisões mais rápidas e informadas, obtendo, em última instância, uma vantagem competitiva considerável.
3PL vs. 4PL: Qual a melhor opção?
Muitas vezes, os negócios são divididos entre 3PL e 4PL como uma solução para otimizar suas operações na cadeia de fornecimento.
Embora ambos os fornecedores ofereçam vantagens distintas, a solução logística correta depende de vários fatores, como tamanho da empresa, infra-estrutura, modelo de negócios existente, orçamento e muito mais.
Em resumo, a principal diferença entre estes fornecedores é que enquanto um fornecedor 3PL gerencia os processos logísticos de uma organização, um fornecedor 4PL lida com a estratégia geral da cadeia de fornecimento, implementação e otimização.
Agora, ao decidir entre escolher 3PL vs. 4PL para otimizar a logística e as operações da cadeia de abastecimento, as empresas precisam avaliar sua rede e estratégia existente da cadeia de abastecimento, o orçamento e os recursos disponíveis, as necessidades comerciais e as principais prioridades e expectativas da solução necessária.
Guiados por estes fatores, e conhecendo a diferença entre os dois, pode impulsionar o processo de tomada de decisão e garantir uma implementação sem problemas.
Em certos casos, os fornecedores de 3PL existentes podem intensificar e oferecer o papel de um 4PL, pois já estão cientes da cadeia de fornecimento existente de uma organização e de seus desafios.
Conclusão
4PL conduz uma análise dos processos existentes, desde a colocação do pedido até o seu atendimento, e examina a seleção do modo, as transportadoras de encomendas e as estruturas de custo existentes, antes de desenvolver uma solução sob medida para atender às suas necessidades específicas. Isso dará um novo nível à sua logística.
Se seu negócio se tornar muito complexo para sua equipe interna gerenciar, a implantação do 4PL é um dos melhores investimentos que você pode fazer.