Cada empresa tem seus próprios requisitos de cadeia de fornecimento e métodos de entrega existentes que impactam como eles podem atingir o fluxo logístico reverso mais eficaz possível.
Enquanto todos nós sabemos sobre logística e gestão de Supply Chain, a logística reversa (pelo menos o termo) permanece esquiva para a maioria das empresas.
A satisfação efetiva da demanda atualmente exige a capacidade de oferecer um ciclo de aquisição eficiente em qualquer situação, incluindo produtos vindos do cliente de volta para a empresa.
Simplificando, a logística reversa consiste em pegar o produto dos clientes e trazê-lo de volta aos fabricantes através da rede da cadeia de fornecimento.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a indústria de logística reversa.
O que é logística reversa?
A logística reversa é um tipo de gestão da cadeia de suprimentos que garante o retorno das mercadorias para os vendedores ou fabricantes.
Uma vez que um cliente recebe um produto, processos como devoluções ou reciclagem exigem logística reversa.
Ela começa no consumidor final, recuando através da Supply Chain para o distribuidor ou do distribuidor para o fabricante.
A logística reversa também pode incluir processos em que o consumidor final é responsável pela disposição final do produto, incluindo reciclagem, reforma ou revenda.
O objetivo é recuperar o valor do produto ou dispor dele.
Os objetivos da logística reversa são recuperar o valor e garantir a repetição dos clientes.
Empresas inteligentes usam a logística reversa para fidelizar clientes e repetir negócios e para minimizar as perdas relacionadas a devoluções.
O processo de logística reversa
O processo usado para gerenciar a devolução de mercadorias depende do tipo de logística reversa em questão, bem como do tipo de negócio que a organização opera e em que indústria.
Por exemplo, um varejista de roupas lidará frequentemente com devoluções genéricas de clientes, enquanto um fabricante de cápsulas de café ofereceria aos clientes um programa de reciclagem.
Cada empresa deve ter seu processo mapeado para garantir a máxima eficiência e para aproveitar quaisquer incentivos para racionalizar suas atividades de logística reversa para aumentar a sustentabilidade ambiental.
Processar o retorno
Quando os clientes iniciam uma devolução, a organização deve então iniciar o processo de retorno e colocar em andamento seu procedimento operacional padrão.
Toda empresa que lida com devoluções precisa ter um método organizado para iniciá-las.
Isto significa delinear o processo passo a passo pelo qual os itens devolvidos passarão assim que deixarem as mãos do cliente ou do usuário final.
A definição desta etapa pode ajudar as organizações a reduzir o desperdício e a poluição desnecessários como resultado de caminhões descoordenados.
Determinar a categoria de retorno
Ao retornar, os produtos precisam ser inspecionados a fim de determinar onde devem ser colocados em seguida no processo.
Uma vez que um produto é devolvido, há algumas opções para os próximos passos.
Pode ser necessário passar por uma reforma, reciclagem ou ser preparado para revenda para atender a outro pedido.
As organizações que simplificaram seus processos de logística reversa terão sistemas para identificar o problema e categorizar a devolução antes que ela chegue.
Por exemplo, no início de uma devolução, a gigante do comércio eletrônico Amazon pede a seus clientes que indiquem o motivo, seja que o item errado foi enviado, o item está defeituoso, os materiais de envio foram danificados ou outro problema.
Isto permite que a organização processe a devolução prontamente.
Movimentar produtos para reduzir o desperdício
Manter continuamente os produtos devolvidos em movimento pode ajudar a reduzir a quantidade de resíduos produzidos quando os produtos ficam parados por longos períodos de tempo.
Os itens a serem reparados devem ser movidos rapidamente para o departamento de reparos para que não fiquem na balança.
O mesmo se aplica aos itens que requerem descarte ou revenda – estes devem ser movidos para a área designada apropriada onde podem continuar em sua jornada através do restante da cadeia de fornecimento, conforme necessário.
Executar o processo de reparo
Os itens transferidos para o departamento de reparos devem ser tratados em tempo hábil para que quaisquer arranjos de fim de vida necessários possam ser feitos.
Os itens reparáveis devem ser reparados rapidamente e reinseridos no inventário da organização ou descartados se forem irreparáveis.
No caso em que peças ou componentes específicos ainda sejam utilizáveis, estes devem ser vendidos aos fabricantes para serem usados na criação de novos produtos.
Reciclar itens que não podem ser reparados ou revendidos
Se não puder ser fixado ou separado, deve ser descartado de forma correta.
As organizações devem aplicar diligência quando se trata de reciclagem e descarte de itens que não podem ser reparados.
Isto significa levar em conta a sustentabilidade ambiental e tratar de questões que resultam de produtos desperdiçados.
Qualquer componente que possa ser reciclado deve ser tratado de acordo, o que pode envolver a desmontagem total ou parcial do produto.
Qual é o objetivo de uma logística reversa bem sucedida?
Independentemente do tipo de organização que você representa, a otimização de sua logística reversa pode proporcionar resultados benéficos tanto para você quanto para o meio ambiente.
O objetivo de uma logística reversa bem sucedida é manter os produtos em movimento circular para que a devolução, reparos e descarte possam permanecer em sincronia como parte de um modelo de eficiência em constante rotação.
Isto não só reduz os custos para as organizações e posteriormente para seus clientes e usuários finais, mas também reduz o número de produtos que acabam em nossos aterros sanitários.
Ao desenvolver e adotar um sólido plano de logística reversa, sua organização pode criar valor adicional para seus clientes, mostrando-lhes como você administra esses processos inevitáveis.
Conclusão
Tanto a logística tradicional quanto a logística reversa são funções críticas da moderna cadeia de fornecimento.
E com a pressão sobre os embarcadores para construir experiências positivas para os clientes, os retornos serão sempre comuns e prevalecentes.
É por essa razão que mais embarcadores estão se voltando para fornecedores terceirizados, incluindo oficiais de transporte gerenciados.
Estes permitem um gerenciamento logístico tradicional e reverso de ponta a ponta com menos estresse, aborrecimentos e custos.
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