Em quase todos os setores do mercado, as Transformações Digitais modificaram e melhoraram as operações comerciais.
Esse rápido progresso está mudando tanto a experiência do cliente quanto as operações comerciais – desvendando uma série de desafios e abrindo uma riqueza de novas oportunidades.
Para as empresas, digital não é mais apenas o uso de tecnologias para capturar valor.
No ambiente atual de mudanças, é também uma força poderosa para o crescimento das empresas.
A gestão de compras, é claro, não foi deixada de fora da lista de convidados. E um setor dessa gestão que consegue extrair especial valor desse cenário é o de sourcing.
O que é Strategic Sourcing?
Strategic Sourcing é uma abordagem de gestão da supply chain que formaliza a forma como as informações são coletadas e utilizadas.
Dessa maneira, uma organização pode usar seu poder de compra consolidado para encontrar os melhores valores possíveis no mercado e alinhar sua estratégia de compras às metas comerciais.
É uma abordagem holística que considera todas as atividades dentro do ciclo de aquisição para garantir o melhor custo total possível, em vez de apenas o menor preço de compra.
Strategic Sourcing permite às empresas consolidar seu poder de compra para alcançar o menor custo total de propriedade possível e minimizar os riscos para a cadeia de abastecimento.
A abordagem é um processo de longo prazo que depende de uma reavaliação contínua das atividades de aquisição da empresa, análise do mercado e alinhamento das metas e exigências comerciais com as dos fornecedores.
Etapas de Strategic Sourcing normalmente envolvem o seguinte:
- Identificar e antecipar a necessidade de bens ou serviços
- Avaliação de fornecedores potenciais
- Seleção de fornecedores e contratação
- Monitoramento e gerenciamento do desempenho do fornecedor
- Relatório e análise dos gastos
É claro que as etapas podem variar entre organizações, dependendo dos produtos ou serviços que estão adquirindo e de seus processos internos, mas a maioria das tarefas de Strategic Sourcing pelo menos inclui os itens acima mencionados.
Como o digital tem transformado Strategic Sourcing?
As plataformas de compra empregam tecnologia que lhe permite conduzir sua operação de sourcing online, resultando em opções mais rápidas, mais inteligentes e mais diversificadas de licitação.
Ferramentas de sourcing em específico proporcionam um ambiente confiável para que as equipes de aquisição automatizem e desenvolvam seus processos de aquisição.
Elas racionalizam o processo de busca de informações, juntamente com a seleção de fornecedores.
Da mesma forma, otimizam o trabalho de cotação de preços, diminuem valores e criam um repositório para pesquisas de informações, permitindo que o gestor as importe e exporte de suas fontes de fornecimento.
Em outras palavras, quando os compradores utilizam esses sistemas, as negociações se tornam mais fáceis, mais rápidas e mais transparentes.
Quais as vantagens de adotar essas mudanças?
As razões pelas quais o uso de plataformas de compras tornou-se tão predominante, é que, como em muitas outras áreas, o uso do digital traz muitos benefícios consigo.
Aqui estão algumas das principais vantagens:
1. Redução de custos
Ao automatizar e expandir a concorrência entre fornecedores, Strategic Sourcing permite que você reduza significativamente os preços oferecidos.
As plataformas online otimizam os processos de negociação que antes eram complexos e exaustivos, gerando melhores cotações, com menos esforço.
2. Economia de tempo
Com o uso de Strategic Sourcing, as cotações são mais rápidas, já que tudo é feito online e de forma automatizada.
O processo de avaliação e certificação de fornecedores também se torna mais rápido, pois as informações são disponibilizadas de forma organizada e padronizada.
3. Aumento da transparência
É óbvio que quando os documentos recebidos/enviados atrasam ou carecem de alguma informação necessária, a equipe de compras certamente perderá tempo.
As plataformas de compra fornecem acesso rápido à entrega e recepção de dados, desta forma tanto os fornecedores quanto os compradores estão cientes de todas as informações necessárias desde o início, o que torna a aplicação do Strategic Sourcing mais eficiente.
4. Criação de um banco de dados
Poucas empresas percebem no dia a dia, mas ter um histórico acessível de cotações e transações é muito útil para a tomada de decisões estratégicas do setor.
Com o uso de uma plataforma de compras durante o processo de Strategic Sourcing, o gestor de compras tem um histórico de todas as aquisições na ponta de seus dedos, com dados valiosos para a empresa.
Conclusão
A adoção de sistemas de compra no processo de Strategic Sourcing oferece muitos benefícios, economizando tempo, dinheiro e recursos, enquanto otimiza a produtividade e minimiza os riscos.
Para fazer uso de todas as vantagens, no entanto, é importante ter uma plataforma de peso, com as ferramentas necessárias para o seu negócio.
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