O marketing Omnichannel é a integração completa de marcas, mensagens e pontos de contato online e offline, à medida que os consumidores se movem pelo funil de vendas, permitindo uma experiência mais impactante para o cliente.
Para permanecerem relevantes, as empresas precisam oferecer uma experiência coesa e consistente em todos os canais de vendas e marketing, sejam eles acessados digitalmente, em locais presenciais, ou ambos.
À medida que as pessoas mudam seus comportamentos, marqueteiros, vendedores e representantes se veem na necessidade de adaptar suas estratégias e ações para acompanhar essas mudanças.
Em vez de pensar em uma experiência de desktop, uma experiência mobile, uma experiência de tablet e assim por diante, chegou o momento em que é necessário buscar uma abordagem holística – algo que englobe todos os canais utilizados pelo público alvo..
Qual a diferença entre Omnichannel e Multichannel?
Antes de entrarmos em formas de criar sua estratégia omnichannel, é importante entender as diferenças entre esta e outras estratégias sendo aplicadas no mercado.
Essa explicação é necessária para prover contexto às decisões que serão tomadas futuramente acerca dos seus planos de marketing, garantindo que todas as escolhas feitas realmente guiem sua empresa na direção certa.
Omnichannel
O marketing omnichannel adota uma visão centrada no consumidor em cada uma das suas táticas.
Os consumidores podem agora interagir com as marcas em inúmeros canais, das mídias sociais às linhas diretas de atendimento e lojas físicas.
Dessa forma, uma abordagem omnichannel significa que há integração entre os canais de distribuição, promoção e comunicação por trás da cortina..
Essa estratégia é essencial porque ajuda a criar uma experiência positiva para o cliente em cada etapa de seu ciclo de compras, reduzindo a rotatividade ao mesmo tempo em que impulsiona e constrói uma reputação positiva de sua marca.
Uma abordagem omnichannel assegura que o consumidor tenha uma experiência positiva e consistente em cada canal, oferecendo alguns elementos-chave:
- Tom e visão de marca consistentes e identificáveis
- Mensagens personalizadas com base em interesses específicos
- Conteúdo que é informado por interações passadas e estágio atual da jornada do comprador
Uma abordagem omnichannel melhora o atendimento ao cliente por fornecer múltiplas opções de comunicação.
Da mesma forma, a integração entre os canais também permite maior flexibilidade, já que o cliente pode alternar entre os mesmos ao longo de uma interação.
Multichannel
Marketing multicanal (ou multichannel) refere-se à prática de interagir com os clientes usando uma combinação de canais de comunicação indireta e direta – websites, lojas de varejo, catálogos, e-mails promocionais, celular, etc.
Essa prática busca permitir que os clientes tomem medidas em resposta – de preferência para comprar seu produto ou serviço – usando o canal de sua escolha.
O marketing multicanal mistura vários canais de distribuição e promoção em uma estratégia unificada para atrair clientes.
Esta abordagem comunica o valor de um produto ou serviço utilizando os pontos fortes únicos de canais de marketing específicos.
Uma estratégia multichannel torna uma campanha disponível para os consumidores online, em papel, na loja, etc.
O consumidor pode escolher onde quer interagir com a marca, porém, o conteúdo e o que é ofertado dentro destes vários canais são muitas vezes distantes em comunicação.
Dessa forma, pode-se dizer que, enquanto o omnichannel é mais reflexivo da experiência geral do cliente, o multichannel reflete as operações, usando tantos canais quanto apropriado para tal.
Pilares do Omnichannel
Omnichannel não é apenas outra forma de dizer que você vende em vários canais, mas sim uma estratégia legítima para conhecer os clientes onde eles estão e proporcionar uma experiência de marca consistente.
Justamente por ser uma estratégia com planejamentos e métodos, omnichannel possui também 4 pilares principais que devem sempre ser considerados por aqueles interessados em aplicar essa estratégia.
Comunicações
A primeira coisa que você precisa cuidar é de sua comunicação.
É completamente viável ter equipes separadas para administrar cada um de seus canais, mas é necessário coordenar a comunicação entre eles.
Qualquer equipe de comunicação é capaz de enviar mensagens e mensagens para os seus clientes
O que faz a diferença com o omnichannel é quão eficazmente essas mensagens são unificadas para contar uma história completa. Uma história que envolve e atrai o público.
Essa estratégia busca orquestrar as comunicações para criar uma experiência de consumo sem interrupção.
Canais
Os canais não são simplesmente meios através dos quais uma marca se comunica. Eles podem ser uma experiência completa que você oferece ao seu público.
É importante adaptar perfeitamente a comunicação em cada canal, de acordo com os hábitos dos consumidores.
As preferências deles continuam mudando ao longo do tempo. É por isso que é importante para sua estratégia garantir fluidez nos seus processos. Com certeza será necessário adaptar-se às mudanças futuras.
A empresa deve identificar quais canais são os mais importantes para seus clientes. Em cada um deles, deve-se então avaliar a presença e a imagem da marca. Se não for suficientemente marcante, a próxima etapa é dar um impulso para modificar e desenvolver esta presença.
Marketing e Publicidade
Independentemente dos canais que você está usando para vender, os consumidores não vão encontrar seus produtos sem uma estratégia de marketing para impulsionar as vendas.
Chegar à frente de seu público na hora certa, no lugar certo, com a mensagem certa pode fazer uma enorme diferença no sucesso de seus esforços de omnichannel.
Assim como os canais específicos em que você escolhe vender, a chave aqui não é apenas diversificar seu mix de marketing, mas investir tempo na criação de uma estratégia de marketing e publicidade específica para cada canal.
Cada decisão que você toma deve ter um propósito e ser projetada para atender às necessidades do público específico que você está visando.
Operações
De uma perspectiva operacional, a chave para uma abordagem omnichannel eficiente e de ponta a ponta é a conectividade.
O objetivo é ser capaz de monitorar produtos e o estoque disponível para compra em cada canal de venda, com a garantia de quando ele será entregue e quanto custará.
Há várias plataformas e sistemas disponíveis para uma maior visibilidade do inventário.
Soluções de listagens ou feeds automatizam sua capacidade de publicar produtos para novos canais de vendas, otimizam o conteúdo de produtos por canal e unificam o gerenciamento de pedidos.
Os sistemas de compra, por exemplo, ajudam a gerenciar fluxos de trabalho complexos em todas as etapas de processo de compra, incluindo inventário, remessas e fluxos de processo, bem como dar suporte a integrações e soluções logísticas de terceiros.
Por que escolher Omnichannel?
Com omnichannel, os canais não são apenas paralelos uns aos outros, mas sincronizados.
As empresas podem guiar a jornada do cliente de forma mais eficaz através da adaptação do conteúdo de marketing e de ações preventivas em possíveis pontos de perda.
Uma vez que o cliente esteja pronto para comprar, o omnichannel lhes permite fazê-lo em qualquer plataforma que estejam usando atualmente, eliminando um ponto de distanciamento que poderia fazê-los perder o interesse ou ser apanhado por um concorrente que esteja engajado no redirecionamento.
E mesmo que eles façam uma pausa neste ponto, esse sistema permite que as empresas capturem novamente a atenção dos clientes via e-mail, texto e posts em redes sociais para lembrá-los de itens de carrinho pendentes ou produtos que eles tenham visto recentemente.
Os clientes podem então retomar de onde pararam, mesmo que seja em outro canal.
Isto faz com que o processo de compra seja holístico e é um dos benefícios mais significativos das estratégias omnichannel em relação a outras abordagens.
Conclusão
Uma jornada suave e conveniente para o cliente sempre gera resultados.
Uma estratégia de venda omnichannel pode ajudá-lo a alcançar mais clientes e aprofundar sua lealdade, fazendo com que a experiência com sua marca seja consistente e acessível.
Além disso, a expansão para novos canais pode ser uma decisão inteligente para impulsionar o crescimento, mas a complexidade acrescida requer um plano abrangente que aborde todos os pilares envolvidos.
Nesse contexto, é importante ter uma plataforma que auxilie suas decisões e mudanças no processo de compra e venda.
A plataforma de compras da GoBuyer oferece todas as automatizações e sistemas que a sua empresa precisa para tal.
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