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3PL vs Dropshipping: Qual é melhor para o seu negócio?

Muitas empresas de comércio eletrônico utilizam o método dropshipping ou 3PL (Third party logistics) para enviar suas mercadorias aos compradores.

Para os empresários que investem em uma loja online, estes dois termos podem ser confusos se você não souber o que eles implicam.

Nesse artigo abordamos as diferenças entre os modelos logísticos de Third party logistics e Dropshipping.

O que é Dropshipping?

Dropshipping é um método de entrega comumente usado por pequenas empresas e startups devido a suas baixas necessidades de capital inicial.

O início de baixo custo é aliciante para novos negócios porque eles não são responsáveis pelo estoque ou inventário e podem ser cobrados por produto. 

Esse método permite que um vendedor compre o produto diretamente de um fornecedor terceirizado (normalmente um atacadista ou fabricante) e o faça e envie diretamente para o cliente.

Durante todo o processo, o vendedor não tem que manusear fisicamente nenhum item, nem tem que se preocupar com o compliance, estoque, envio ou outras questões similares.

É comumente usado por empresas iniciantes devido a seu risco mínimo, mas muitas vezes é afastado da escala de uma empresa devido à redução das margens de lucro e à falta de controle.

Muitas vezes, as empresas de remessa são também o fabricante do produto, portanto o varejista atua essencialmente como um terceiro anunciante do produto, recebendo sua compensação pela “indicação” como parte de cada venda.

E 3PL? Do que se trata?

3PL significa Third party logistics ou logística de terceiros. Se trata de um método de atendimento de pedidos onde um site de comércio eletrônico depende de uma empresa de atendimento de terceiros para cuidar do armazenamento, embalagem e envio de um pedido.

É um método mais prático de atendimento de pedidos do que o envio direto, pois um fornecedor de 3PL atua como uma espécie de intermediário entre o varejista e o fabricante/fornecedor.

Um parceiro 3PL receberá o produto ou materiais do ponto de origem, facilitará qualquer armazenagem ou gerenciamento de estoque necessário e, em seguida, orientará os pedidos através do canal de montagem ou atendimento antes de enviá-lo ao cliente ou varejista.

Muitas vezes, os fornecedores 3PL entregam a oferta de serviço completo que inclui tudo, desde o armazenamento até a montagem, montagem de kits e embalagem, além do atendimento geral do pedido.

Os despachantes só tratam dos aspectos de processamento e atendimento de pedidos da cadeia de fornecimento.

Os fornecedores 3PL podem ser excelentes parceiros para uma ampla gama de indústrias, e os varejistas podem utilizar apenas um serviço (como o atendimento de pedidos) ou uma seleção de vários serviços inter-relacionados.

A 3PL pode ser usada para definir qualquer contrato de serviço envolvendo o armazenamento ou distribuição de materiais – sejam pedidos de comércio eletrônico ou peças automotivas.

Quais as diferenças entre os dois?

Além de meramente examinar as diferenças fundamentais, também é uma boa ideia comparar outros aspectos da terceirização e do dropshipping.

Aqui estão algumas áreas concretas a serem consideradas:

1. 3PL e DropShipping proporcionam diferentes níveis de serviço aos vendedores

Quando você usa um modelo de negócio de entrega, o remetente da entrega enviará seus pedidos, mas não muito mais.

Os dropshippers são especializados na fabricação ou distribuição de produtos para um mercado atacadista, não prestando serviços de atendimento a clientes varejistas.

É preciso ter certeza de que seu serviço ao cliente é robusto, para que possa lidar com quaisquer problemas que ocorram entre o fabricante e seus consumidores.

É provável que seu 3PL ofereça serviços extras, tais como ajudar a gerenciar devoluções, lidar com pedidos de atendimento ao cliente e aconselhamento especializado para ajudá-lo a enviar seus pedidos de forma eficiente e econômica.

2. Você terceiriza sua remessa para um tipo diferente de fornecedor

Tanto a terceirização quanto o dropshipping envolvem a terceirização do atendimento de seu pedido para outra empresa.

Quando você trabalha com um dropshipper, o fabricante ou distribuidor desse produto o envia diretamente aos clientes.

Você não é proprietário do produto até que retransmita um pedido de seu website para o remetente da entrega.

Nesse momento, você faz a compra, e o remetente entrega, embala e envia o pedido a seu cliente.

Quando você terceiriza sua armazenagem e entrega do pedido para um armazém de terceiros, o estoque que você possui é armazenado e enviado de um centro de atendimento que está no ramo de serviços de armazenagem e atendimento de pedidos.

Você deve comprar o estoque antes de qualquer pedido de cliente de sua loja.

3. O 3PL e o DropShipping resolvem diferentes desafios para os vendedores de ECommerce

O dropshipping pode ser uma boa escolha para um pequeno vendedor de eCommerce ou para alguém que esteja apenas começando uma loja online.

Ele pode permitir que você ofereça mais produtos com pouco desembolso de capital.

Quando você desiste do estoque em vez de comprá-lo, você pode experimentar novos itens sem risco; se eles não venderem, você não perdeu nada.

O atendimento de terceiros (3PL) é uma excelente escolha para empresas mais maduras de comércio eletrônico que conhecem seus mercados e querem economizar dinheiro no preço do estoque no atacado.

Você também verá custos de remessa reduzidos ao trabalhar com um fornecedor profissional de satisfação.

Os vendedores que superaram sua capacidade de processar pedidos internamente procuram 3PLs para ampliar as operações e facilitar o crescimento.

Conclusão

Há muita confusão entre os serviços de logística terceirizados e os serviços de dropshipping.

Tanto o dropshipping como o serviço de 3PL de terceiros têm o potencial de impulsionar seus negócios, mas de maneiras diferentes.

Avaliar suas necessidades comerciais e atualizá-las conforme elas mudam ao longo do tempo o ajudará a decidir que tipo de serviço de atendimento é melhor para você.

De qualquer forma, a terceirização dos seus processos de compras podem dar um impulso ao seu negócio de varejo online.