3PL: Entenda esse método de logística!

O modelo comercial tradicional de lidar com as operações de compra internas nem sempre é o mais produtivo.

Isto é particularmente verdadeiro para as empresas de eCommerce.

À medida que seus negócios crescem, estes negócios podem descobrir que o atendimento de pedidos internamente não é mais viável.

3PL (Third-Party Logistics) permitem que você faça parcerias com profissionais em um dos aspectos mais importantes de seu negócio de eCommerce: a gestão de logística.

Isso permite que você se concentre em marketing, crescimento e satisfação do cliente.

Este artigo cobrirá tudo o que você precisa saber sobre a 3PL para decidir se eles são adequados para a sua marca.

O que é 3PL (Third-Party Logistics)?

A logística de terceiros (ou 3PL) refere-se à terceirização de processos logísticos, incluindo gerenciamento de estoque, armazenamento e Compliance.

Os fornecedores 3PL permitem que os comerciantes realizem mais, com as ferramentas e infra-estrutura para automatizar o atendimento de pedidos de varejo.

Uma empresa de logística terceirizada atua como uma empresa de atendimento de eCommerce.

Ela fornece todos os serviços necessários para terceirizar suas operações logísticas. 

No entanto, é importante ter em mente que diferentes empresas de serviços 3PL são especializadas em diferentes tipos de atendimento e armazenagem.

Logística de Terceiros (3PL): Noções básicas

Os fornecedores de logística terceirizados gerenciam o transporte de entrada e saída para seus clientes, bem como o armazenamento.

A maioria das empresas 3PL possuem ou arrendam espaço de armazenamento, que fornecem a seus clientes.

Geralmente, elas não possuem sua própria frota de caminhões, mas contratam outros transportadores para frete e expedição.

Os funcionários do armazém recebem seus produtos e os colocam no estoque.

Eles retiram os itens das prateleiras para preencher os pedidos e os embalam com segurança para o envio.

A 3PL trabalha com várias transportadoras para entregar os pedidos a seus clientes.

Os armazéns de 3PL são projetados para maximizar a velocidade e a eficiência.

À medida que seu negócio cresce, eles podem lidar com o volume extra e você pode expandir sua capacidade sem contratar pessoal adicional.

A 3PL pode trabalhar com você em maneiras de reduzir seus custos de envio e prazos de entrega.

Quando você usa uma empresa 3PL para sua realização de comércio eletrônico, você obtém o benefício da experiência e do foco.

Quais são os benefícios de trabalhar com um 3PL?

Quando se terceiriza sua logística, seus produtos são enviados diretamente da fábrica para o armazém logístico de terceiros.

Assim que seu estoque chegar, a empresa de logística pode fornecer uma gama de serviços.

Aqui estão alguns dos benefícios da terceirização do atendimento a um 3PL.

1. Economize tempo e dinheiro

Ao investir em uma parceria com um 3PL, a empresa elimina a necessidade de comprar ou alugar o espaço do armazém, operações logísticas, mão-de-obra e tecnologia necessária para a realização interna.

À medida que seu negócio cresce, o cumprimento de pedidos por conta própria se torna cada vez mais caro.

Estes custos incluem espaço de armazém, empilhadeiras e outros equipamentos, software de gerenciamento de armazém, custos de recrutamento e mão de obra.

Você também economiza tempo terceirizando tarefas de atendimento a um 3PL.

Em vez de gastar tempo empacotando caixas, ficando em fila nos correios, ou construindo infra-estrutura de atendimento, trabalhar com um 3PL lhe dá tempo de volta para se concentrar em iniciativas mais estratégicas, tais como desenvolvimento de produtos e marketing.

2. Alavancar a experiência da indústria

Como um profissional de compras, é provável que você não tenha tempo para se familiarizar com todos os detalhes de transporte e logística.

É aí que entra um 3PL: com pessoal de profissionais de logística de comércio eletrônico, seu 3PL será conhecedor e atualizado com as últimas tendências e complexidades do setor – para que você não tenha que estar.

As empresas 3PL também têm os recursos técnicos e a rede de parceiros que lhes permite melhorar constantemente a eficiência da cadeia de fornecimento e aplicar otimizações que impulsionem o sucesso do cliente.

3. Expandir seu alcance

As empresas 3PL têm uma rede expansiva de centros de atendimento que não se limitam a uma única cidade ou região.

Pedidos de remessa a partir de um único local também podem significar uma postagem mais cara para pacotes que viajam por várias zonas de remessa.

Serviços 3PL Vs. Drop Shipping

Há mais de uma maneira de terceirizar o atendimento de seus pedidos.

Quando uma empresa adota um modelo de entregas envolvendo essas duas alternativas, o atendimento de seu pedido é feito por terceiros.

Entretanto, existem diferenças significativas entre o dropshipping e os serviços 3PL.

Drop Shipping

O dropshipping requer pouco ou nenhum investimento de capital inicial.

Alguns empresários usam a remessa suspensa para lançar seus negócios, depois mudam para o cumprimento de pedidos tradicionais uma vez que entendem seus mercados.

O lado negativo deste modelo é que a empresa pagará um preço maior por seus produtos no atacado, de modo que as margens de lucro são menores.

Serviços 3PL

Além do envio de encomendas, os serviços de entrega de 3PL podem variar dependendo do fornecedor que a marca escolher.

Um 3PL deve permitir que você sincronize facilmente o inventário com sua loja online, veja os níveis de inventário em tempo real em cada armazém e reordene o inventário de forma proativa para evitar rupturas.

Assim que seu 3PL receber e armazenar seu estoque, a empresa em questão poderá verificar a quantidade disponível e as unidades vendidas por dia para cada produto.

Isto oferece total visibilidade do que está disponível para enviar a seus clientes a qualquer momento.

Dependendo da tecnologia e dos fluxos de trabalho de seus 3PLs, é possível também conectar a contagem de estoque em tempo real com o site de sua loja, para que seus clientes saibam imediatamente se os itens estão fora de estoque.

Conclusão

Terceirizar sua logística é uma ótima maneira de aumentar a capacidade e o alcance da sua Supply Chain.

Você não precisa contratar pessoal adicional, mas será capaz de fazer mais.

Nesse cenário, a marca paga apenas pelos serviços e espaço de armazenamento que precisa e traz profissionais para cuidar de sua logística.

Os profissionais de compras em seus 3PL podem levar suas operações de atendimento a um nível superior.

A gestão de logística não é a parte mais glamorosa de um processo de compras, mas está no coração de seu negócio.

Se a sua marca tem interesse em evoluir seus processos no departamento de compras, a adoção de uma plataforma de compras é a melhor escolha em gestão de fornecedores, Procurement e Supply Chain.

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