10 Termos logísticos que você precisa saber

Uma cadeia logística é definida como todo o processo de fabricação e venda de bens comerciais, incluindo todas as etapas, desde o fornecimento de materiais e a fabricação das mercadorias até sua distribuição e venda.

Acertar na cadeia de fornecimento é um fator decisivo para as empresas – especialmente no mundo moderno, onde os consumidores esperam receber as mercadorias mais rapidamente do que nunca.

Nesse contexto, a indústria de logística pode passar a sensação de ser uma sopa de letrinhas com seus termos.

Especialmente quando se trata de diferentes especialidades, por exemplo, a terminologia logística é altamente específica e pode ser um pouco confusa para se manter a par.

Dessa forma, trazemos aqui esse glossário dos 10 principais termos do mercado.

Com ele, qualquer profissional de logística estará totalmente equipado para tomar decisões que apoiem seus clientes e o resultado final de sua empresa.

O que é uma Cadeia Logística

Uma cadeia logística se caracteriza como um sistema de produção e entrega de um produto ou serviço.

Isso vai desde o estágio inicial de fornecimento das matérias-primas até a entrega do produto ou serviço aos usuários finais.

A cadeia de fornecimento estabelece todos os aspectos do processo de produção, incluindo as atividades envolvidas em cada estágio, informações que estão sendo comunicadas, recursos naturais que são transformados em materiais úteis, recursos humanos e outros componentes que vão para o produto ou serviço final.

Mapear sua cadeia de fornecimento é um dos passos críticos para realizar uma análise externa em qualquer planejamento estratégico.

A importância de traçar claramente a cadeia logística é que ela ajuda uma empresa a definir seu próprio mercado e decidir onde ela quer estar no futuro.

Por que certos termos são tão importantes?

Cadeias logísticas referem-se a todas as pessoas, atividades e recursos envolvidos na transformação de bens e serviços a partir de matérias-primas em produtos finais.

Uma cadeia de fornecimento consiste em vários processos, tais como a fabricação a partir de recursos naturais, transferência e armazenamento de commodities e entrega do produto final aos clientes.

Em Logísticas, assim como em muitos outros mercados, os termos usados carregam muita importância no cenário.

Eles são usados para diversos motivos, seja para facilitar a comunicação ou com siglas para significar termos específicos.

Termos Logísticos Essenciais

Cada indústria tem seu próprio conjunto de termos que são exclusivos para o espaço.

Para uma pessoa de fora, eles podem parecer uma língua estrangeira.

A logística não é uma exceção. Há centenas de termos logísticos que compõem o idioma da indústria.

Aqui está nosso glossário de termos logísticos indispensáveis de conhecer.

1. Armazém (warehouse)

O armazém, ou warehouse, é um espaço usado para depósito e armazenamento.

Desde matérias-primas até produtos finalizados, todos eles passam pelo armazém em algum momento durante a cadeia logística enquanto aguardam a próxima etapa da mesma.

2. ANTT

Essa é a sigla utilizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. Trata-se do órgão federal responsável pela regulação de todos os transportes de natureza rodoviária e ferroviária.

É indispensável que motoristas façam seu registro no órgão para que possam rodar com segurança nas estradas do país.

3. Centro de Distribuição (CD)

Os Centros de Distribuição são o local em que as mercadorias se encontram antes de serem enviadas para os Pontos de Venda (PDV).

É um local físico de despacho, que tem como objetivo receber os produtos de forma centralizada.

Nesses centros são realizadas checagens rotineiras, tais como armazenagem, expedição e muito mais, para garantir que nenhum produto danificado ou outros problemas aconteçam nessa etapa final.

4. Curva ABC

A análise ABC é uma técnica de gestão de estoque que determina o valor dos itens com base em sua importância para o negócio.

O ABC classifica os itens sob determinados fatores e os administradores de estoque agrupam os itens em classes com base nesses critérios.

Isto ajuda os líderes a entender quais produtos ou serviços são mais críticos para o sucesso financeiro de sua organização.

5. DACTE

O DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico) é uma versão física do CTe (Conhecimento de Transporte).

O CTe, por sua vez, é um comprovante da prestação de serviço de entrega. Por ser sua versão física, o DACTE facilita o controle de mercadorias e é o documento solicitado em postos de fiscalização.

6. ERP

Esta é a sigla para Enterprise Resource Planning ou, em português Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Trata-se de um sistema de negócios capaz de integrar os dados de diversas áreas de uma empresa, tais como Vendas, Logísticas e Contabilidade, por exemplo, para auxiliar gestores a monitorarem seus negócios de maneira eficiente e segura.

7. NFS-e

A NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica) é um documento emitido e armazenado online que substitui a sua forma física.

Ela é também, dessa forma, um documento fiscal que serve como orientador para a arrecadação ISS (Imposto Sobre Serviços) e é muito utilizada por Microempreendedores Individuais (MEI)

8. PEPS

PEPS, ou FIFO em inglês, é uma sigla usada para denominar o método de estoque conhecido como Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair.

Essa técnica dita que o custo/preço de venda de um produto varia de acordo com o custo do estoque primeiramente adquirido. Dessa forma, a ordem de saída dos produtos é realizada de forma com base na ordem cronológica de sua chegada.

9. Strategic Sourcing

Strategic Sourcing é uma metodologia que busca identificar o perfil de gastos de uma organização e sua base de fornecedores, mapeando o que os mesmos oferecem para garantir que estejam alinhados com os requisitos da empresa.

Ela conecta dados acerca dos já citados fornecedores, analisa gastos e o cenário do mercado para aumentar a rentabilidade e manter uma relação amigável entre ambas as partes durante toda a cadeia logística.

10. Zoneamento

Esta é uma lógica de estocagem que busca agrupar os itens no armazém ou centro de distribuição de acordo com a família de produtos.

Os critérios utilizados variam, mas podem ser, por exemplo, área de estocagem, tamanho ou velocidade.

Conclusão

A informação é fundamental quando se está apoiando clientes e tomando decisões comerciais importantes.

Nós da GoBuyer, esperamos que este guia de termos logísticos possa ajudá-lo a se sentir preparado para fazer seu melhor trabalho.

Se tiver interesse, fique por dentro das atualizações do mercado com facilidade, é só assinar a nossa newsletter.